A Microsoft anunciou que seu sistema de previsão do tempo passou por uma atualização com inteligência artificial. O objetivo é aprimorar os dados sobre precipitação e formação de nuvens no Microsoft Start. A partir de agora, o modelo agora oferece previsões mais precisas e completa as lacunas de informações em áreas com pouca cobertura de satélite.

Em publicação no blog do Bing, a Microsoft revelou que a equipe já havia modificado o sistema global de “previsão imediata de precipitação” nos últimos anos e, desde então, vem trabalhando para aumentar a exatidão dos dados fornecidos. No entanto, a equipe identificou que o modelo ainda apresentava falhas, principalmente devido à variabilidade na disponibilidade de dados de satélite, que oscila entre 85% e 95% do tempo, dependendo da região.

publicidade

Leia mais:

microsoft phi-3
Microsoft AI – (Imagem: Microsoft)

Conheça a técnica de IA que vai ajudar a Microsoft

Para superar esses problemas, a Microsoft empregou uma técnica de IA chamada modelo generativo adversarial (GAN). Este método inclui um gerador, para criar as previsões, e um discriminador, para verificar a precisão dessas previsões.

publicidade

O intuito é fazer com que as previsões geradas se aproximem cada vez mais dos dados reais por meios generativos. De acordo com a Microsoft, os testes indicaram uma melhoria significativa na precisão do novo modelo: as previsões de precipitação tornaram-se mais confiáveis e as imagens geradas pelo modelo se mostraram mais precisas, especialmente em cenários com falhas nos dados de satélite.

Microsoft
Sede da Microsoft – Imagem: The Art of Pics/Shutterstock

O novo modelo de previsão já foi incorporado aos produtos meteorológicos da Microsoft. Os usuários podem acessar essas previsões através do Windows 10, Windows 11, Edge e Bing.