Pesquisador que se demitiu da OpenAI vai trabalhar na concorrência

Jan Leike anunciou demissão da OpenAI no começo de maio e, em sua saída, fez duras criticas contra a startup
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 29/05/2024 05h15
openAI
Imagem: JRdes/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A OpenAI perdeu recentemente o pesquisador Jan Leike, que liderava na startup a equipe de “superalinhamento”, mas se demitiu no começo deste mês. Leike anunciou nesta terça-feira (28), através de seu perfil pessoal no X (Twitter), que vai trabalhar na concorrência: a Anthropic.

Leia mais:

Leike foi só um dos diversos funcionários a deixar o cargo na OpenAI recentemente, por acreditar que a startup estava se desviando de sua missão de desenvolver uma IA mais segura e ética e se tornando muito focada em interesses comerciais.

Ao anunciar sua demissão, o pesquisador chegou a dizer que “a cultura e os processos de segurança ficaram em segundo plano” na OpenAI.

“Estou animado para me juntar à @AnthropicAI para continuar a missão do superalinhamento! Minha nova equipe trabalhará em supervisão escalonável, generalização de fraco para forte e pesquisa de alinhamento automatizada”, publicou Leike nesta terça.

Equipe de Jan Leike na OpenAI foi dissolvida

  • Jan Leike era um dos líderes da equipe de superalinhamento da OpenAI, responsável controlar os sistemas e garantir a segurança na produção das tecnologias de IA da empresa.
  • Quando se demitiu, ele criticou a OpenAI por não fornecer recursos computacionais suficientes para garantir o sucesso do trabalho.
  • Ilya Sutskever, que também era um dos líderes da equipe, foi outro a deixar o cargo na OpenAI por desacordos com a postura da gestão atual da startup, o que causou a dissolução da equipe.

A Anthropic, por outro lado, se posiciona no mercado para ser a antítese da OpenAI: uma corporação de benefício público dedicada ao progresso cauteloso, garantindo que os sistemas inteligentes sejam projetados para agir conforme os valores humanos.

Anthropic
Imagem: shutterstock/T. Schneider
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.