A OpenAI perdeu recentemente o pesquisador Jan Leike, que liderava na startup a equipe de “superalinhamento”, mas se demitiu no começo deste mês. Leike anunciou nesta terça-feira (28), através de seu perfil pessoal no X (Twitter), que vai trabalhar na concorrência: a Anthropic.
Leia mais:
- Como usar a IA do Google direto no navegador Chrome
- 5 Prompts do ChatGPT para criar currículos
- Após demissões, OpenAI está formando uma nova equipe de segurança. Mas…
Leike foi só um dos diversos funcionários a deixar o cargo na OpenAI recentemente, por acreditar que a startup estava se desviando de sua missão de desenvolver uma IA mais segura e ética e se tornando muito focada em interesses comerciais.
Ao anunciar sua demissão, o pesquisador chegou a dizer que “a cultura e os processos de segurança ficaram em segundo plano” na OpenAI.
“Estou animado para me juntar à @AnthropicAI para continuar a missão do superalinhamento! Minha nova equipe trabalhará em supervisão escalonável, generalização de fraco para forte e pesquisa de alinhamento automatizada”, publicou Leike nesta terça.
Equipe de Jan Leike na OpenAI foi dissolvida
- Jan Leike era um dos líderes da equipe de superalinhamento da OpenAI, responsável controlar os sistemas e garantir a segurança na produção das tecnologias de IA da empresa.
- Quando se demitiu, ele criticou a OpenAI por não fornecer recursos computacionais suficientes para garantir o sucesso do trabalho.
- Ilya Sutskever, que também era um dos líderes da equipe, foi outro a deixar o cargo na OpenAI por desacordos com a postura da gestão atual da startup, o que causou a dissolução da equipe.
A Anthropic, por outro lado, se posiciona no mercado para ser a antítese da OpenAI: uma corporação de benefício público dedicada ao progresso cauteloso, garantindo que os sistemas inteligentes sejam projetados para agir conforme os valores humanos.
