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Atenção: sua chance de ser multado no Brasil aumentou por causa dos radares inteligentes

Já está funcionando em 24 estados brasileiros o temido radar inteligente, novo aparelho que pega infração no trânsito de longe. Conhecido como doppler, o dispositivo consegue detectar se o veículo estava acima da velocidade limite antes de frear ao se aproximar do aparelho, exigindo de motoristas atenção máxima e antecipada ao radar. 

O que você precisa saber: 

  • O doppler é capaz de identificar infrações de trânsito a uma distância máxima de até 100 metros;
  • Diferente dos modelos convencionais, que usam sensores na pista para medir a velocidade, ele faz o mesmo usando ondas eletromagnéticas disparadas na direção dos veículos;
  • Essa onda é refletida e captada por antenas instaladas dentro do aparelho.
  • O equipamento usa este sinal para chegar à velocidade atual do carro, motocicleta ou caminhão na estrada;
  • Ele também consegue distinguir a fiscalização entre veículos próximos para não gerar confusão nos dados;
  • Considerado um radar inteligente, o aparelho já está ativo em 24 estados do Brasil, incluindo São Paulo. Dispositivo é testado desde o ano passado em SP e Curitiba (PR);
  • Vale pontuar, ‘Efeito Doppler’ é um fenômeno físico observado nas ondas quando emitidas ou refletidas por um objeto em movimento em relação ao observador (daí o nome do radar). 

Leia mais! 

Não apenas infrações de velocidade, o doppler capta ainda avanço do sinal vermelho, uso de celular ao volante, conversão proibida, tráfego pela contramão e até parada em cima da faixa de pedestres. 

Doppler, novo radar inteligente no Brasil. Imagem: Divulgação/Prefeitura de Curitiba

Já são 730 equipamentos operando no país, com cerca de 1.700 faixas monitoradas. No fim, a ideia é simples: fazer com que o condutor respeite as regras de trânsito e os limites de velocidade e não desacelere apenas para passar pelo radar.   

A tecnologia do aparelho não otimiza apenas a identificação de infrações no trânsito, mas melhora também a rotina de técnicos, já que tem implantação e manutenção mais simples em relação aos radares convencionais. 

O controle de qualidade também é mais rigoroso. Os equipamentos foram homologados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e passam, periodicamente, por testes de controle do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). 

Esta post foi modificado pela última vez em 31 de maio de 2024 21:12

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Publicado por
Tamires Ferreira