Um robô da Mitsubishi quebrou recorde do Guinness e se tornou o mais rápido a resolver um cubo mágico, levando apenas 0,305 segundos. A máquina sequer era especializada: na verdade, a real utilidade do robô é conectar fios em motores de ventiladores e ar-condicionados. Veja, a seguir, como foi.

Robô da Mitsubishi é o novo recordista do cubo mágico

O humano recordista de menor tempo de resolução do Cubo de Rubik, o cubo mágico, é Max Park. Em 2023, ele resolveu o quebra-cabeça em 3,13 segundos.

publicidade

Leia mais:

Há uma diferenciação por um motivo: as máquinas conseguem fazer qualquer atividade muito mais rápido. Antes do robô da Mitsubishi, o recorde era de um dispositivo do MIT, que concluiu o desafio em 0,375 segundos em 2018.

publicidade

Dispositivo da MIT que resolveu o cubo mágico (Imagem: Reprodução/MIT)

O recorde da vez foi 0,075 segundos mais rápido. Veja como foi, mas fique atento! Um piscar de olhos leva entre 100 e 400 milissegundos e, se durar demais, você pode perder.

publicidade

Robô é equipado com IA

  • Como lembrou o New Atlas, a máquina da Mitsubishi é um robô de teste de movimento sincronizado rápido e preciso chamado TOKUI;
  • Ele conseguiu o feito graças a um mecanismo de rotação, que gira 90 graus em 0,9 milissegundos;
  • A resolução do cubo mágico também dependeu de um algoritmo de IA de reconhecimento de cores, recurso utilizado pela máquina no trabalho diário;
  • O gerente-sênior do Centro de Engenharia de Produção de Componentes da Mitsubishi Electric, Yuji Yoshimura, explicou a função real do robô: ele serve para o “trabalho diário” de melhorar a fabricação de motores para aparelhos eletrodomésticos, como ventiladores e ar-condicionados.