O sonho de qualquer condutor é conseguir economizar combustível. O caminhão SuperTruck 2, da Kenworth, fez justamente isso: com uma série de mudanças, o veículo extraiu seu máximo em eficiência e diminuiu o gasto de combustível em 50%.

Desafio para economizar combustível durou alguns anos

O caminhão foi exibido na exposição automobilística Advanced Clean Transport, em Las Vegas (EUA), e superou a eficiência do modelo anterior da Kenworth em 100%.

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O projeto não foi simples e fez parte de desafio do Departamento de Energia dos EUA, no qual os caminhões deveriam melhorar a eficiência sem abandonar o combustível diesel.

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Segundo Jim Walenczak, gerente da Kenworth, em comunicado à imprensa repercutido pelo New Atlas, o modelo com mais eficiência de combustível do setor antes do SuperTruck 2 era o Kenworth T660. A melhoria com o lançamento foi de 136%.

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Modelo reduziu consumo em 50% (Imagem: Divulgação/Kenworth)

Empresa fez uma série de mudanças para chegar na economia

As mudanças não foram simples:

  • De acordo com Walenczak, tratou-se de combinação na melhoria da eficiência de combustível em 18,4 litros a cada 100 km, ao mesmo tempo que reduzir o peso do caminhão em mais de três toneladas;
  • A aerodinâmica também foi melhorada, com design estilo trem-bala e uma cabine central estreita e inclinada, com rodas fechadas dentro da carroceria. Já os espelhos laterais foram trocados por hastes com câmeras finas e de visão noturna;
  • A suspensão foi modificada e, com altura variável, pode ficar mais perto do solo para melhorar o resultado e diminuir o arrasto em 48%;
  • O material também foi alterado, com pneus leves e de baixa resistência ao rolamento, diminuindo o peso total do caminhão. Entre trator e reboque, o peso final do SuperTruck 2 fica em torno de 11,8 toneladas, economia de 3,22 toneladas em relação ao anterior;
  • O motor não ficou de fora. A melhoria veio da combinação de motor diesel com gerador elétrico, criando sistema híbrido que recarrega a partir da frenagem e alimenta outros sistemas do modelo, como refrigeração e ar-condicionado.

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Caminhão consumiu menos combustível… mas há um porém

Um motor a diesel moderno de caminhão tem eficiência média de 47%. O SuperTruck2, na prática, alcançou recorde: chegou a 55,7%. Em comparação, foi melhoria de quase 10%. Há um porém: economizar combustível não deve ser tão fácil assim, já que a Kenworth não produzirá o modelo.

O engenheiro-chefe da empresa, Keith Adams, destacou como o SuperTruck2 cumpriu o desafio e foi “tremenda oportunidade para considerar o que será possível à medida que olhamos para o futuro”.

Ainda que não vire realidade tão cedo, o caminhão mostrou à indústria que é possível economizar combustível e melhorar a eficiência.