Imagem: Stokkete/Shutterstock
Usar o celular antes de dormir pode ser prejudicial ao sono, certo? Pois bem, uma nova pesquisa revela que não é tão simples assim. Especialistas em sono agora trabalham com outras hipóteses, como a exposição à luz azul.
Leia mais:
Os pesquisadores descobriram que os adolescentes que usaram a tela clara levaram em média 3,3 minutos a mais para adormecer do que quem usou a tela escura. Outro estudo que analisou o uso de celular em adultos jovens também não detectou diferenças significativas nos resultados do sono, independentemente de usarem ou não telas “menos azuladas” nos aparelhos.
Para algumas pessoas, assistir um episódio do seu programa preferido antes de adormecer, por exemplo, é até relaxante. “A tecnologia nem sempre é o problema“, afirmou Shelby Harris, psicóloga clínica e especialista em medicina do sono, ao The Wall Street Journal.
Outros estudos já apontaram que as emissões de luz azul suprimem a melatonina, o hormônio que promove o sono. Mas isso pode não ter um efeito tão grande sobre o tempo que uma pessoa leva para adormecer como se pensava.
Um atraso de 10 minutos relacionado ao uso da tela foi o maior já descrito em estudos de sono. Ainda asssim, especialistas continuam recomendando que as pessoas limitem o uso de telas antes de dormir. A National Sleep Foundation, por exemplo, sugere que as pessoas desliguem tudo pelo menos uma hora antes de deitar.
Esta post foi modificado pela última vez em 31 de maio de 2024 09:51