A técnica de captura de movimento é crucial para conferir realismo e expressão emocional a personagens digitais. Principalmente aos não humanos, monstros e outras criaturas fantásticas. 

Essa tecnologia permitiu que produções de fantasia, ficção científica e animações alcançassem um novo patamar de imersão. Isso elevou histórias extraordinárias, mágicas e além do convencional humano a novos níveis de autenticidade no cinema.

publicidade

Que tal relembrar cinco filmes que fizeram uso exemplar dessa técnica?

 Avatar (2009)

  • Disponível para assinantes do Disney+.
Avatar (2009) / Crédito: 20th Century Fox (divulgação)

A utilização da técnica de captura de movimento no filme “Avatar” representou um marco significativo na história do cinema. James Cameron, o cineasta por trás da obra, e sua equipe exploraram amplamente essa tecnologia para criar personagens digitais com uma aparência extraordinariamente realista. 

publicidade

Graças a essa técnica, os movimentos e expressões dos atores puderam ser capturados e transferidos para os Na’vi, os habitantes de Pandora.

A história do filme se passa em um futuro distante. Os humanos estão em processo de colonização e exploração de um valioso recurso natural em Pandora, uma lua habitável de beleza ímpar. Contudo, tais atividades representam uma ameaça à existência dos Na’vi.

publicidade

Leia mais:

O Senhor dos Aneis: As Duas Torres (2002) 

  • Disponível para assinantes do Max e Amazon Prime Video.
The Lord of the Rings: The Two Towers (2002) / Credito: New Line Cinema (divulgação)

O personagem Gollum é a primeira coisa que vem à mente da maioria das pessoas quando se fala na técnica de captura de movimento. Ou o ator Andy Serkis, que se tornou o principal referencial quando se pensa nessa tecnologia.

publicidade

Isso porque é Serkis quem dá vida à bizarra criatura digital da série “O Senhor dos Aneis” através da captura de movimento. E foi em “As Duas Torres” que Gollum teve uma presença mais destacada e surpreendeu o mundo.

Dirigido por Peter Jackson, “As Duas Torres” é um épico de fantasia e o segundo filme da trilogia baseada na obra de J. R. R. Tolkien.

King Kong (2005)

  • Disponível para assinantes do Netflix e Amazon Prime Video.
King Kong (2005) / Credito: Universal Pictures (divulgação)

Remake do clássico de 1933, “King Kong” é um épico dirigido por Peter Jackson. Naomi Watts, Jack Black e Adrien Brody estrelam nos papéis humanos. Já Andy Serkis dá vida ao gigante King Kong através da técnica de captura de movimento. O ator volta a trabalhar com essa tecnologia em mais um filme de Jackson.

A trama segue uma equipe de cineastas que viaja para a misteriosa Ilha da Caveira. Lá, eles encontram várias criaturas pré-históricas, incluindo King Kong, um gorila colossal. King Kong se apaixona pela atriz principal, é capturado e levado para Nova York.

Planeta dos Macacos: O Confronto (2014)

  • Disponível para assinantes do Disney+ e Star+.
War for the Planet of the Apes (2017) / Crédito: 20th Century Fox (divulgação)

A atuação de Andy Serkis como Caesar na franquia reboot “Planeta dos Macacos” teve recepção altamente positiva do público e da crítica. Foi tão elogiada que lançou luz sobre a discussão do reconhecimento das atuações por captura de movimento nas premiações, na mesma categoria das performances tradicionais. 

Dirigido por Matt Reeves, o longa é a sequência de “Planeta dos Macacos: A Origem”. A trama segue o grupo de macacos inteligentes liderados por Caesar que entra em conflito inevitável com os humanos.

Piratas do Caribe: O Baú da Morte (2006)

  • Disponível para assinantes do Disney+.
Pirates of the Caribbean: Dead Man’s Chest (2006) / Crédito: Buena Vista Pictures (divulgação)

A captura de movimento foi usada em “Piratas do Caribe: O Baú da Morte” para dar vida a alguns personagens. Porém, o mais marcante é Davy Jones, o lendário capitão do navio fantasma Holandês Voador.

Interpretado por Bill Nighy, a técnica resultou em um personagem impressionante, uma mistura entre humano e criatura marinha, com tentáculos no rosto.

Estrelado por Johnny Depp, Keira Knightley e Orlando Bloom, “O Baú da Morte” é o segundo filme da franquia “Piratas do Caribe”. Na trama, Davy Jones aparece para cobrar uma dívida do capitão Jack Sparrow.