(Imagem: Joédson Alves/Agência Brasil)
O prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física referente aos ganhos de 2023 se encerra nesta sexta-feira (31). Até quinta-feira (30), dos 43 milhões de cidadãos que deveriam declarar seus rendimentos, 5,8 milhões ainda tinham enviado seus dados, segundo a Receita Federal.
Também termina nesta sexta o prazo para microempreendedores individuais (MEIs) apresentarem a Declaração Anual do Simples Nacional. No entanto, os MEIs do Rio Grande do Sul terão mais tempo, por conta da tragédia trazida pelas enchentes no estado.
Leia mais:
Para quem ainda não tem todos os documentos e comprovantes, recomenda-se entregar a declaração do Imposto de Renda incompleta no prazo e depois retificá-la. Isso porque há multa (mínima de R$ 165,74) para atraso no envio, podendo chegar a 20% de todo o imposto devido.
No entanto, existe uma ressalva importante: a declaração retificadora não permite mudar o modelo – completa ou simplificada – da original.
A página da Receita Federal no site do governo traz um guia de como declarar o Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). A página também traz links para gerar a declaração de maneira online, por um programa de computador ou aplicativo para celular e tablet. A Receita Federal espera receber 43 milhões de declarações em 2024.
Esta post foi modificado pela última vez em 31 de maio de 2024 08:30