O “doodle” deste sábado (1º) homenageia a cantora, diretora e atriz brasileira Bibi Ferreira, considerada um dos maiores talentos do teatro brasileiro. A ilustração do letreiro do Google, que será exibida nas páginas do mecanismo de busca ao longo do dia, traz a artista cantando.

Ferreira nasceu neste dia em 1922, no Rio de Janeiro, numa família artística – seu pai era diretor e sua mãe era dançarina. Ao longo de sua carreira, Bibi ajudou a popularizar o teatro musical na América do Sul.

publicidade

Leia mais:

Vida e carreira de Bibi Ferreira, homenageada pelo ‘doodle’ do Google

Doodle do Google que homenageia a artista Bibi Ferreira
‘Doodle’ do Google em homenagem à cantora, diretora e atriz Bibi Ferreira (Imagem: Google)

Com apenas um mês de idade, Ferreira fez sua estreia no palco como substituta de última hora por uma boneca numa das peças de seu pai. Aos três anos, Ferreira já estava em turnê pela América do Sul dançando numa trupe de balé.

publicidade

Enquanto estudava numa escola diplomática americana no Rio, Bibi se encantou pelo balé e pela ópera. Ela também aprendeu a tocar piano, violino e violão — e, em seu pouco tempo livre, aprendeu diferentes idiomas.

Em 1941, Ferreira estrelou seu primeiro papel principal ao lado de seu pai na peça A Estalajadeira. Depois de passar mais três anos na companhia de teatro de seu pai, ela decidiu criar a sua própria. Seu grupo apresentava traduções para o português de peças famosas, bem como sua criação original Angelus.

publicidade
Bibi Ferreira cantando
Bibi Ferreira cantou até os 90 anos; artista morreu aos 96 anos, em 2019 (Imagem: Prefeitura de Campos dos Goytacazes)

Foi nos anos 60 que Ferreira realmente se tornou uma estrela brasileira. Ela desempenhou o papel principal em traduções para o português de My Fair Lady, Hello, Dolly! e O Homem de La Mancha. Essas versões inauguraram uma era no teatro brasileiro.

Ferreira continuou a estrelar e até dirigir musicais pelo resto de sua carreira. Sua peça Piaf: Uma Estrela da Canção (Piaf: A Star of Song) fez turnê pela Europa, ganhando, por fim, a Comenda de Artes e Letras do governo francês. 

publicidade

Bibi continuou cantando até os 90 anos, inspirando mulheres de todas as idades a cantar suas melodias. A artista morreu em 13 de fevereiro de 2019, aos 96 anos, vítima de enfarte. Ela faleceu em casa, no Rio de Janeiro.