Imagem: CryptoFX/Shutterstock
As ações da gigante de tecnologia Salesforce registraram o pior resultado desde 2008, quando o mercado financeiro global sofreu um baque com a quebra do banco Lehman Brothers. Os papéis da companhia americana despencaram quase 20% no fim da semana passada.
O mais curioso é o motivo desse recuo. A fornecedora de softwares em nuvem divulgou o relatório referente ao primeiro trimestre de 2024 e a empresa cresceu no período. O número, no entanto, veio abaixo das estimativas dos economistas.
Pois é, mesmo fechando o período no azul, a Salesforce viu suas ações desvalorizarem. Por causa das receitas, que vieram um pouco abaixo, além de uma projeção menor para o próximo período. E de uma sombra envolvendo a Inteligência Artificial. Já explico. Primeiro vamos aos dados reais e às expectativas.
Leia mais
A diferença foi a seguinte: a receita no primeiro trimestre fiscal, encerrado em 30 de abril, aumentou 11% em relação aos US$ 8,25 bilhões do ano anterior. Só que os analistas de mercado esperavam mais – e essa foi a primeira vez desde 2006 que a Salesforce ficou aquém dessa expectativa para receitas.
Além disso, em documento divulgado recentemente, a Salesforce prevê um lucro ajustado por ação no trimestre atual de US$ 2,34 a US$ 2,36, com receita de US$ 9,2 bilhões a US$ 9,25 bilhões. Analistas consultados pela LSEG, no entanto, esperavam US$ 2,40 em lucro ajustado por ação sobre US$ 9,37 bilhões em receitas.
Daí o tombo.
Esses números abaixo da expectativa foram colocados pela empresa diante de uma queda nas vendas nos últimos meses.
O principal temor do mercado é que a Salesforce esteja sentindo a pressão dos concorrentes que trabalham com soluções de Inteligência Artificial. Os analistas acreditam que a empresa de Marc Benioff pode estar vendendo menos por que os clientes da Salesforce estão mais preocupados hoje com a IA do que com os serviços em nuvem.
Confrontado com essa hipótese, o CEO Marc Benioff disse que não tem nada a ver. Ele afirmou que a companhia está bem posicionada para acompanhar as novas tendências.
E citou o chamado Data Cloud, um produto da Salesforce que organiza informações para análises e para modelos de Inteligência Artificial.
As informações são da CNBC.
Esta post foi modificado pela última vez em 3 de junho de 2024 14:34