Quem acompanha o Olhar Digital sabe que a Tesla não vende seus carros no Brasil. E isso ocorre por uma série de motivos, que eu vou listar mais pra frente neste texto.

O foco agora é a Cybertruck que acabou de chegar em nosso país. Como a Tesla não faz vendas oficiais por aqui, o modelo desembarcou via importadora independente. E, sim, custou o olho da cara.

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Nos Estados Unidos, a versão de ponta da picape elétrica sai por cerca de US$ 100 mil. Fazendo a conversão direta, estamos falando em mais de R$ 500 mil. Coloque na conta os custos de transporte, o lucro da importadora e os altos impostos brasileiros. Estamos falando em algo na casa de R$ 1,4 milhão.

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Ou seja, o proprietário tem que ter muita grana.

Quem é o dono do veículo?

  • Como mostramos aqui no Olhar Digital, a primeira Cybertruck chegou ao Brasil em maio.
  • O carro desembarcou em Balneário Camboriú (SC) pelas mãos da Miami Imports.
  • À época, porém, ninguém ficou sabendo quem era o proprietário.
  • Eis que agora ele se manifestou.
  • Trata-se de um funkeiro e empresário Danielzinho Grau.
Funkeiro é o primeiro proprietário de uma Cybertruck no Brasil – Imagem: Reprodução/Instagram
  • Ele postou recentemente um vídeo nas redes sociais circulando com seu carro futurista pelas ruas do Morro do Macaco, que fica em Cotia, na Grande São Paulo.
  • Em outro vídeo, o artista apresenta sua nova aquisição.
  • Ele já emplacou alguns sucessos e tem mais de 1,6 milhão de seguidores no Instagram.
  • Vi também em alguns posts que ele faz um trabalho social bacana na comunidade.

Detalhes do veículo

O veículo comprado pelo funkeiro é a versão Cyberbeast, ou seja, a versão de ponta da Tesla. Existem ainda as opções convencional (batizada de Foundation Series) e uma versão de entrada, AWD, que estreia ano que vem nos EUA.

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A Cyberbeast conta com autonomia de até 547 km e pode chegar aos 100 km/h em 2,6 segundos. A velocidade máxima é de 209 km/h.

O conjunto elétrico desenvolve 857 cv de potência e 1.423 kgfm de torque. A tração é 4×4.

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cybertruck
A Cybertruck vista por outro ângulo – Imagem: Roman Tiraspolsky/iStock

Nas dimensões, o veículo apresenta impressionantes 5,68 metros de comprimento, 2,41 metros de largura e 1,79 metros de altura, além de 3,44 metros de entre-eixos.

Outro destaque do carro é sua carroceria de liga de aço inox, resistente a balas de até 9 mm.

Por que a Tesla não vende no Brasil?

Como prometido, elenco agora alguns dos motivos que afastam a empresa Elon Musk do nosso mercado.

1) A começar pela nossa elevada carga de impostos. Mesmo com a isenção para importação de veículos elétricos, os tributos daqui muitas vezes quase dobram o valor original, o que assusta (e com razão) várias empresas.

tesla
Falta de estrutura de carregamento é um dos pontos que afastam a Tesla do Brasil – Imagem: Ingrid Maasik / Shutterstock.com

2) Além disso, a Tesla é uma fabricante de carros elétricos e o brasileiro no geral ainda não tem essa cultura do carro movido a bateria. Talvez mude no futuro, mas hoje a maioria das pessoas ainda não confia 100% em modelos do tipo.

3) Ainda no quesito estrutural dos elétricos, o Brasil não possui uma rede de postos de carregamento. Ou seja, para vender carros por aqui, a Tesla precisaria investir na instalação desses pontos.

4) A empresa também não possui nenhuma fábrica por aqui, o que facilitaria e baratearia o valor dos carros.

5) Agora, mesmo se tivesse, vendê-los não seria tão fácil. A Tesla não trabalha com concessionárias, que é o modelo adotado por nós. Ou seja, sem intermediários, somente o cliente e a marca diretamente. Eu não saberia nem por onde começar…