Durante o eclipse solar total que aconteceu no dia 8 de abril na América do Norte, o engenheiro aeroespacial e youtuber, Destin Sandlin, percorreu o caminho da totalidade para filmar e fotografar o fenômeno. No entanto, em suas imagens, alguns objetos estranhos passam em frente ao Sol e à Lua, e os astrônomos não estão certos do que isso é.

Para quem tem pressa:

publicidade
  • Os youtuber flagrou dois objetos passando em frente ao eclipse;
  • De primeira, foi levanta a possibilidade serem insetos ou satélite, mas existem alguns argumentos contra essa hipótese;
  • Outra solução seria aviões, asteroides ou lixo espacial.

Os objetos estranhos no céu foram vistos pelo youtuber somente depois que ele foi verificar as imagens. A primeira hipótese levantada por Sandlin foi que poderia ser um inseto ou um satélite, nada fora do normal.

Quando comecei a ver esta filmagem, queria ver C2 [quando o eclipse começa] e C3 [quando o eclipse termina], as contas de Baily, ao redor das bordas das montanhas da lua, certo? Então comecei a olhar para ele e percebi que havia algo voando no céu, como no C3. Pode ser um bug, pode ser um avião ou pode ser um satélite.

Destin Sandlin, em vídeo publicado no seu canal SmartEveryDay

Depois de avistar o primeiro objeto, um segundo foi avistado.

publicidade
eclipse
(Imagem: Gergitek Gergi tavan/Shutterstock)

Leia mais:

Poderiam ser satélites

O engenheiro aeroespacial mostrou as imagens primeiro para o astrônomo Jonathan McDowell, que apontou que o objeto se movia rápido demais para ser um satélite. Ele também pontuou que os objetos não estavam tão altos e rápidos, levantando a hipótese de serem insetos.

publicidade

Segundo o astrônomo Marco Langbroek em publicação no X, outro problema que pode descartar a possibilidade de ser um satélite, é que se o Sol estava coberto pela Lua, como esses objetos ficaram tão brilhantes? 

Tenho fortes dúvidas de que sejam satélites. Na posição do Sol eclipsado, o ângulo de fase dos satélites é de 180 graus — ou seja, você está olhando para seus “lados escuros”: eles (como a Lua na frente do Sol!) não estão iluminados e, portanto, não deveriam ser visíveis.

Marco Langbroek, em publicação no X
Eclipse Solar Total (Crédito: Allexxandar/ shutterstock)
Eclipse solar total (Imagem: Allexxandar/ Shutterstock)

Foi sugerido que os satélites estavam sendo iluminados pela luz refletida pela Terra, no entanto, Langbroek aponta que eles eram muito brilhantes para isso.

publicidade

A natureza dos objetos ainda é incerta

Com a ideia do satélite descartada, o youtuber procurou por outras pessoas que estavam na região e que também filmaram o eclipse. Sandlin encontrou outro youtuber onde o primeiro objeto também foi avistado. 

Isso descarta a possibilidade dos objetos serem insetos, no entanto, visto que os objetos não aparecem exatamente alinhados, isso permitiria que sua distância aproximada fosse calculada.

Algumas pessoas sugerem que os objetos podem ser aviões, meteoros ou lixo espacial que estão muito próximos da Terra, como aconteceu durante o eclipse de 2017. Ainda não está certo o que eles são, mas o youtuber pediu que seus inscritos pesquisassem por satélites que estivessem passando por cima durante o momento, talvez em breve possamos descobrir o que são esses objetos misteriosos.