Seus dados compartilhados com a Meta serão repassados à IA; saiba motivo

Usuários de Facebook e Instagram na Europa foram notificados pela Meta sobre intenção da empresa em compartilhar informações com a IA
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Rodrigo Mozelli 04/06/2024 04h15, atualizada em 02/07/2024 12h25
Meta AI
Empresa espera que, até o fim do ano, tecnologia seja a mais usada no mundo (Imagem: rarrarorro/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Usuários europeus das redes sociais da Meta, Facebook e Instagram, receberam aviso informando que a empresa, em breve, usará postagens públicas destas plataformas “para desenvolver e melhorar a IA [inteligência artificial]”.

Na mensagem, exibida em aplicativos de dispositivos móveis do Facebook e em e-mails disparados para quem tem as duas redes, é informado que “suas publicações públicas poderiam ser usadas para treinar IA a partir de 26 de junho”, trouxe o 9to5Google.

Leia mais:

As informações utilizadas podem incluir postagens, fotos, legendas e mensagens enviadas para uma IA, mas não o conteúdo de mensagens privadas, conforme esclarecido pela central de ajuda do Instagram.

A Meta disse, em comunicado, na semana passada, que começaria a notificar as pessoas no Reino Unido e na União Europeia sobre como usarão “as informações públicas que compartilharam sobre os produtos e serviços da Meta para desenvolver e melhorar a IA na Meta dentro de suas respectivas leis de privacidade”.

llama 3
Mensagens privadas entre usuários no Facebook e Instagram não serão usadas no treinamento de IA (Imagem: Reprodução/Meta)

Meta começa a impulsionar planos com IA

  • A empresa já anunciou, em comunicado à imprensa, a intenção de investir “agressivamente” para apoiar os esforços de pesquisa e desenvolvimento de produtos em IA;
  • Informações da Reuters dizem que a empresa já utilizou postagens do Instagram e do Facebook – de perfis públicos, para treinar modelos de IA;
  • Contudo, esta informação não foi incluída no conjunto de dados que alimentou o Llama 2;
  • O modelo de linguagem de IA mais recente da empresa, o Llama 3, foi lançado em abril e é usado para alimentar seu assistente Meta AI, que ainda não está disponível na Europa.

meta
Esforços da Meta para aprimorar sua tecnologia de IA estão aumentando (Imagem: Mamun sheikh K/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.