A deficiência intelectual é uma condição em que os indivíduos têm dificuldade – fora do normal – no processo de aprendizagem, raciocínio, resolução de problemas e até em atividades sociais. Cientistas da Escola de Medicina Icahn no Monte Sinai, em conjunto com outras universidades europeias, descobriram que uma mutação genética pode ser responsável por causar o déficit.

Esse novo conhecimento pode revolucionar o modo como o distúrbio do neurodesenvolvimento é diagnosticado. Detalhes foram divulgados na revista Nature Medicine.

publicidade

Mutação genética causa deficiência intelectual

  • A partir da análise de dados genéticos de indivíduos com e sem deficiência intelectual disponíveis na Biblioteca Nacional de Investigação Genômica do Reino Unido, pesquisadores descobriram a origem da condição.
  • Uma mutação do gene RNU4-2 está ligada aos sintomas que indicam a presença da deficiência intelectual. Ele é um gene não codificante, ou seja, parte do DNA incapaz de produzir proteínas.
  • A maioria dos genes associados a distúrbios do desenvolvimento produzem proteínas. Por isso, até agora, nenhuma pesquisa havia considerado os genes não codificantes.
  • Esse conhecimento não só vai facilitar o diagnóstico da deficiência intelectual com testes genéticos, como também abre portas para novas investigações sobre genes não codificantes e sua relação com outras condições.
  • É importante notar que essa mutação não é necessariamente herdada e pode surgir espontaneamente.
Esquema mostra a mutação que causa a deficiência intelectual – Imagem: Nature Medicine

Leia mais:

Os pesquisadores planejam aprofundar as descobertas já feitas. A ideia é investigar os mecanismos moleculares relacionados à deficiência intelectual. Heather Mefford, MD, Ph.D., do Centro de Doenças Neurológicas Pediátricas, enfatiza ao New Atlas a necessidade de expandir os estudos além do que já é conhecido. Assim, será possível descobrir novas causas genéticas e potencializar diagnósticos e pesquisas.