Imagem: New Africa/Shutterstock
Na busca por um anticoncepcional masculino, um gel contraceptivo pode despontar na frente de outros métodos. O segredo da vez é não usar apenas testosterona, mas uni-la a um hormônio capaz de suprimir a produção de espermatozoides mais rapidamente do que outros medicamentos experimentais. Pesquisadores acreditam que a facilidade e o menor tempo de uso podem ajudar na aceitabilidade.
Um ensaio clínico testou novo gel anticoncepcional masculino com nova fórmula: testosterona junto ao hormônio acetato de segesterona (chamado Nestorone), que também está presente no anel anticoncepcional vaginal.
Leia mais:
A pesquisadora sênior Diana Blithe comentou que o desenvolvimento de métodos contraceptivos seguros, confiáveis e reversíveis para homens ainda é necessidade não atendida. Alguns estudos com testosterona já fizeram avanços, mas ainda tem supressão espermatogênica lenta, o que limita o medicamento.
86% dos participantes do estudo apresentaram a contagem de espermatozoides ideal na 15ª semana. O tempo médio de supressão foi inferior a oito semanas, bem menor do que a média de nove a 15 semanas de outros métodos contraceptivos masculinos.
Segundo Blithe, a adição do hormônio extra no gel aumentou a eficiência, sem afetar a função sexual. Ainda, o tempo menor de uso tende a aumentar a atratividade e aceitabilidade de potenciais usuários, deixando o anticoncepcional masculino mais perto de virar realidade.
Esta post foi modificado pela última vez em 3 de junho de 2024 20:47