A Samsung entrou com uma ação judicial contra Oura para tentar evitar disputas de propriedade intelectual com a startup concorrente, à medida que o lançamento do Galaxy Ring se aproxima. As informações são do site The Verge.

Leia mais:

publicidade

O processo alega que a Oura usou seu portfólio de patentes para processar concorrentes menores de tecnologia vestível e deu a entender que eles poderiam fazer o mesmo contra a própria Samsung.

“As ações e declarações públicas da Oura demonstram que a empresa continuará alegando violação de patente contra outros participantes do mercado de anéis inteligentes dos EUA, incluindo a Samsung”, diz o processo.

publicidade

“A resposta imediata da Oura ao anúncio do Galaxy Ring foi apontar para a suposta força do seu portfólio de propriedade intelectual”, continua o documento.

O processo diz que o Galaxy Ring não infringe as patentes do fabricante do Oura Ring. No entanto, ao justificar o seu processo, estabelece um padrão do que classifica como proteção agressiva de IP por parte da startup finlandesa.

publicidade
A Oura tem a fama de processar por roubo de propriedade intelectual relacionada ao seu anel inteligente – Imagem: Reprodução/Oura Ring

No documento estão listados casos em que Oura processou concorrentes menores como Ultrahuman, Circular e RingConn “assim que, ou mesmo antes de eles entrarem no mercado dos EUA”.

Também está citado no processo o fato de a Oura embarcar em um tour pela mídia imediatamente após o anúncio do Galaxy Ring, divulgando as “mais de 150 patentes” da empresa. Sobretudo uma entrevista onde o CEO da Oura, Tom Hale, sugeriu que a empresa pode usar seu portfólio de IP contra a Samsung.

publicidade

O site The Verge entrou em contato com Oura sobre o processo, mas não recebeu uma resposta ainda.

Samsung tenta descredibilizar a Oura

  • O processo é essencialmente uma tentativa da Samsung de mostrar como a Oura abusa do direito de processar outras empresas por conta de patentes.
  • Para a Samsung, muitas das disputas de patentes da empresa finlandesa têm sido sobre recursos comuns a toda a categoria de anéis inteligentes, como eletrônicos, sensores, bateria, e não caberia um processo de patente nesses casos.
  • A Samsung abriu seu novo processo contra Oura no distrito norte da Califórnia, Divisão de São Francisco.
  • A Oura tem sede na Finlândia, mas tem uma ala norte-americana de suas operações baseada em Delaware, incluindo escritórios em São Francisco com mais de 50 funcionários.
galaxy ring
Antes de lançar o Galaxy Ring, Samsung se protege contra processos de patentes – Imagem: Reprodução/Samsung