Google reduziu resultados com IA de 84% para 15%

Ferramenta de IA nas buscas no Google está aparecendo cada vez menos; motivo seria um aprimoramento antes da ampliação do uso
Por Thiago Morais, editado por Lucas Soares 05/06/2024 15h33
Logo do Google AI
Pesquisas do Google com inteligência artificial. Imagem: Shutterstock/JRdes
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Quem usa o Google para pesquisas deve ter reparado uma diminuição drástica nos resultados com IA da plataforma nas últimas semanas. De acordo com o site BrightEdge, especializado em SEO, esse número despencou de 84% para 15%, em uma amostragem considerando abril e maio e os dois meses anteriores. Essa mudança ocorreu após algumas respostas incorretas e perigosas geradas pela inteligência artificial. O Google reconheceu o problema, tirou muita coisa do ar e agora trabalha para aprimorar essa ferramenta.

O relatório da BrightEdge indica que o espaço ocupado pelos resumos gerados por IA diminuiu em 20% desde o início de abril, o que sugere que a tecnologia está se tornando mais eficiente em fornecer experiências úteis e relevantes. Além disso, a pesquisa revelou que os resultados com IA do Google têm maior probabilidade de aparecer em buscas que apresentam resultados já linkados, com uma resposta-base de algum site. Nesse caso o número há um aumento de 195% em relação aos demais.

Leia mais:

Montagem com pesquisa no Google com IA em celular e computador
Pesquisas com inteligência artificial do Google. (Imagem: Google)

Números diferentes em cada área de conhecimento

As consultas baseadas em perguntas são as que mais ativam os resultados com IA, enquanto buscas locais e aquelas que incluem links de sites são as menos propensas. Isso mostra uma tendência do Google em priorizar a exibição de resumos gerados por IA em contextos específicos, nos quais são mais relevantes e úteis.

A presença dos resultados com IA do Google também varia conforme a indústria. No setor de saúde, por exemplo, eles aparecem em 63% das buscas, uma diminuição em relação aos 76% registrados em janeiro. No entanto, em setores como restaurantes e viagens, a aparição caiu para menos de 1%.

Ilustração de pesquisa no Google com IA
Ilustração de pesquisa no Google com IA (Imagem: Reprodução/YouTube/Google)

Apesar da redução na frequência dos resultados com IA do Google, a integração da IA nas buscas é considerada uma mudança inevitável e contínua. Assim que aprimorada, é esperado essa tecnologia volte mais potente ao mercado, o que deve também impactar em anúncios na plataforma e na experiência do usuário.

Colaboração para o Olhar Digital

Thiago Morais é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com atuação focada em TV e rádio no início da carreira, já atuou em portais como editor de conteúdo e analista de marketing digital.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.