Após a Apple atualizar as diretrizes da App Store, muitos emuladores de videogame apareceram na loja. Um deles é o Folium, o primeiro a rodar jogos de Nintendo 3DS no iPhone. O aplicativo, que emula Nintendo DS e Game Boy Advanced, tem potencial para ser divertido – mas traz algumas ressalvas.

Em suma, as ressalvas são: uma particularidade do iOS prejudica a emulação, o emulador “roda liso” apenas nos modelos iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max e o aplicativo não é gratuito nem traz jogos pré-instalados.

publicidade

Leia mais:

Nintendo 3DS no iPhone pode ser divertido, mas tenha isso em mente…

Pessoa jogando jogo retrô em iPhone
Emulador de Nintendo 3DS funciona em iPhone, mas particularidade do iOS prejudica desempenho (Imagem: Roman Kosolapov/Shutterstock)

Aplicativos de terceiros não possuem suporte para compilação JIT (Just-In-Time) no iOS, sistema operacional do iPhone. Isso prejudica um pouco o desempenho da emulação do Folium, principalmente em iPhones antigos. Já nos modelos iPhone 15 Pro e no Pro Max, jogar Nintendo 3DS deve ser mais fluído.

publicidade

Outro ponto importante: o emulador custa R$ 24,90 e precisa que o iPhone tenha, no mínimo, o iOS 15 instalado. Além disso, o aplicativo não tem versão para iPad nem Apple TV. E o usuário deve baixar os jogos (ROMs) por conta própria.

A boa notícia é que o Folium funciona com controles de outros consoles – por exemplo: Nintendo Switch Joy-Con e Switch Pro Controller; controles de PS4 e PS5; e controles de Xbox.

publicidade

Também existe emulador de PS1 para iPhone

ps1
Emulador de PS1 para iPhone fez sucesso na App Store (Imagem: Milton Buzon/Shutterstock)

Além de jogos de Nintendo 3DS, dá para jogar games de PlayStation 1 no iPhone, também por meio de um emulador. O aplicativo se chama Gamma e conta com vários recursos para quem deseja relembrar os jogos do console da Sony.

O aplicativo usa sincronização do Google Drive e Dropbox para fazer backup de arquivos de jogos e salvar progressos. Além disso, o Gamma puxar automaticamente a arte da capa do jogo.

publicidade

No entanto, como é de praxe em emuladores, é preciso ter os jogos originais e convertê-los em ROMs, arquivo compatível para leitura no emulador.

Os usuários tiveram reações mistas sobre o emulador. É que alguns apontaram que a interface precisa melhorar e que usar controles de terceiros leva o aplicativo a travar.