Mais um passo na luta contra as fake news. As empresas GoogleYouTubeMeta (dona do Instagram, Facebook e WhatsApp), TikTokKwai e Microsoft assinaram um acordo junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para um programa de combate à desinformação.

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Acordo prevê a adoção de ações contra a desinformação nas redes sociais (Imagem: Shutterstock)

Inciativa prevê a conscientização sobre os riscos da desinformação

Apesar da parceria, ainda não há ações específicas previstas entre as empresas e o STF para limitar a disseminação de notícias falsas nas redes sociais. A cerimônia, realizada nesta quinta-feira (06), foi apenas simbólica, marcando o início da colaboração entre as partes.

Segundo o Supremo, a iniciativa tem o objetivo de realizar ações conjuntas para promover ações educativas e de “conscientização” para enfrentar os efeitos negativos da desinformação.

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Ainda de acordo com o STF, o acordo é estritamente “republicano” e não tem nenhuma relação com o andamento de processos que tramitam atualmente na Corte e que podem envolver as plataformas envolvidas na parceria.

Placa indicando Supremo Tribunal Federal
Supremo quer unir esforços com as plataformas digitais (Imagem: Shutterstock)

STF destacou importância da participação das empresas no acordo

  • Durante a cerimônia, o presidente do STF, Roberto Barroso, comemorou o acordo.
  • O ministro afirmou que as empresas são atores fundamentais na luta contra a desinformação.
  • Ele também defendeu a educação midiática “para que as pessoas tenham consciência de que há uma nova realidade, de que é preciso checar as informações e que não podem, nem devem, repassar como verdade informações que recebem”.
  • Barroso ainda voltou a destacar que as notícias falsas são um das piores “epidemias” da nossa sociedade.