Você já imaginou poder traduzir os latidos dos cães e saber o que eles estão sentindo? É isso o que pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e do Instituto Nacional de Astrofísica, Óptica e Eletrônica do México querem fazer usando inteligência artificial.

Cão latindo (Imagem: milatiger/Shutterstock)

Revolução no entendimento da comunicação animal

• A ideia é usar a IA para entender se o latido representa felicidade ou raiva.
  • Eles também querem utilizar a tecnologia para identificar corretamente a idade, o sexo e a raça de um animal com base no que ele “diz”.
  • Os cientistas dizem já terem conseguido avançar na decodificação da comunicação canina reaproveitando modelos computacionais existentes treinados na fala humana.
  • Se conseguirem de fato traduzir os latidos, isso seria uma verdadeira revolução na compreensão da comunicação animal.
Ideia é traduzir o significado dos latidos (Imagem: divulgação/Loyal)

IA usada para fala humana foi adaptada para interpretar latidos

A inteligência artificial permitiu grandes avanços na compreensão das sutilezas da fala humana. Os sistemas alimentados por IA são usados para distinguir nuances de tom, tom e sotaque, o que, por sua vez, permite o desenvolvimento de software de reconhecimento de voz.

Os pesquisadores explicam que foi possível alcançaram esse nível de sofisticação ao treinar a tecnologia a partir de um grande número de vozes humanas reais. No entanto, não existe uma base de dados comparável para cães.

Para contornar este problema, a equipe de cientistas reuniu os latidos, rosnados e gemidos de 74 cães de diferentes raças, idades e sexos, em diversos contextos. Eles inseriram estes dados em um modelo de aprendizado de máquina que havia sido projetado originalmente para analisar a fala humana.

O resultado foi surpreendente. Os pesquisadores descobriram que o sistema era capaz de identificar com precisão 70% dos latidos. Segundo o estudo, os “resultados mostram que os sons e padrões derivados da fala humana podem servir como base para analisar e entender os padrões acústicos de outros sons, como vocalizações de animais”.

Os cientistas afirmam que as descobertas podem ter “implicações importantes” para o bem-estar animal. Eles sugerem que entender melhor as nuances dos vários sons emitidos poderia melhorar a forma como os humanos interpretam e respondem às suas necessidades emocionais e físicas deles. As informações são da BBC.