Você tem medo de perder seu emprego para IA? Metade dos brasileiros têm

Maioria acredita que tecnologia mudará seu atual trabalho, mas expectativas não são necessariamente negativas
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Rodrigo Mozelli 07/06/2024 18h38
emprego-IA-1920x1080.png
Imagem gerada via DALL-E/Olhar Digital
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Se você tem ou já teve medo de perder seu emprego para a inteligência artificial (IA), não está sozinho: uma pesquisa revelou que 50% dos brasileiros já teve o mesmo sentimento. Com o número, o Brasil é um dos dez países com mais profissionais preocupados em serem substituídos pela IA, acima da média global. Geração Z e Millennials são as que mais mencionaram o temor.

Com IA, metade dos brasileiros teme por seus empregos

A pesquisa Monitor de Inteligência Artificial 2024, da Ipsos, analisou as visões sobre IA em 32 países. Foram mil brasileiros entre 18 e 74 anos entrevistados entre 19 de abril e 3 de maio.

Leia mais:

O levantamento mostrou que 50% teme ser substituído pela tecnologia no emprego nos próximos cinco anos. Com isso, o Brasil fica acima da média global, de 36%, e figura entre os dez países com profissionais mais preocupados nesse sentido. O ranking é encabeçado por Indonésia (87%) e Tailândia (81%).

Entre as faixas etárias, a Geração Z (pessoas nascidas a partir de 1995) e Millennials (também conhecida como Geração Y, são pessoas nascidas entre 1980 e 1995) são os mais temerosos com a substituição.

A pesquisa não cita os motivos para esse temor, mas não é difícil de imaginar: as ferramentas de IA já estão adentrando os ambientes corporativos, ciência e até medicina, como forma de ganhar produtividade. OpenAI (dona do ChatGPT), Google (com o Gemini) e Microsoft (com o Copilot) já são algumas das empresas que investem no setor.

Ilustração de robô humanoide com inteligência artificial digitando em computador desktop num escritório
Além do temor, expectativa de que IA mudará as profissões é compartilhada por brasileiros (Imagem: Pedro Spadoni via DALL-E/Olhar Digital)

Maioria dos brasileiros sabe o que é IA

O levantamento ainda analisou o conhecimento dos brasileiros sobre a inteligência artificial. 64% entende o que é a tecnologia, enquanto 26% afirma não ter domínio suficiente para defini-la. Nesse ponto, o País se aproxima da média global, de 67%, mas tem o nono menor índice na tabela geral.

O público mais jovem é o que se considera mais entendido. O Brasil superou a média global em outro quesito: 57% sabe dizer quais produtos ou serviços utilizam IA. A média é de 52%.

IA
Entrevistados acreditam que IA pode piorar desinformação (Imagem: Thapana_Studio/Shutterstock)

Brasileiros concordam sobre impacto

  • O estudo revelou que 67% dos entrevistados acredita que a IA vai mudar seu emprego ou profissão atual no futuro;
  • Isso não é inteiramente negativo. Segundo a empresa, as pessoas estão “animadas e nervosas” com a tecnologia e seu potencial;
  • Já em relação à desinformação, 37% acredita que a IA pode piorar a situação, enquanto 30% acredita no contrário: que ela pode melhorar o cenário.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.