Imagem: QubixStudio/Shutterstock
Há poucos dias, noticiamos como a Meta tem intenção de, na Europa, usar dados das pessoas fornecidos no Instagram e no Facebook para treinamento de seus modelos de IA. Mas parece que a notícia não caiu bem no continente, e, em vários países, a empresa está sendo alvo de queixas.
Um grupo de campanha de privacidade com sede em Viena apresentou queixas em 11 países europeus contra a companhia de Mark Zuckerberg na quinta-feira (06).
Eles alegam que a mudança planejada na política de privacidade da gigante global da tecnologia permitiria o uso “ilegal” de dados pessoais para tecnologia de inteligência artificial. A nova política de privacidade deve passar a valer a partir do dia 26 de junho.
Leia mais:
As reclamações foram apresentadas pelo Centro Europeu de Direitos Digitais – também conhecido como Noyb, que afirma que a Meta planeja usar todos os dados de usuários públicos e não públicos coletados desde 2007 “para qualquer tipo indefinido de tecnologia de IA atual e futura”.
“A Meta não diz para que usará os dados, então pode ser um simples chatbot, uma publicidade personalizada extremamente agressiva ou até mesmo um drone assassino”, alega fundador da Noyb, Max Schrems, disse em um comunicado.
Através das reclamações, o grupo pede às autoridades de proteção de dados dos 11 países europeus que interrompam a nova política de privacidade da Meta antes que ela entre em vigor no final de junho e a investiguem completamente.
O grupo disse que planeja apresentar queixas nos demais estados-membros da União Europeia nos próximos dias.
Esta post foi modificado pela última vez em 6 de junho de 2024 18:21