Imagem: Ricardo Stuckert/Presidência da República
O Rio Grande do Sul irá contar com um novo radar meteorológico após passar pela maior tragédia climática da história do estado. O equipamento já está no Brasil e deve chegar ao RS até o final desta semana.
Leia mais
O radar foi construído em Praga, na República Tcheca, e será instalado em Montenegro, no interior do Rio Grande do Sul. A opção pela cidade do Vale do Caí ocorreu devido ao melhor aproveitamento da tecnologia, que pode monitorar os oceanos.
O objetivo é ampliar a capacidade de preparação e resposta a eventos meteorológicos extremos. Em dezembro do ano passado, a Climatempo assinou contrato com o governo do Rio Grande do Sul. A empresa vai realizar o monitoramento e precisará emitir alertas meteorológicos, com previsão em tempo real de curto e de curtíssimos prazos para o estado.
O radar deverá ter uma cobertura de 150km de raio e entrará em funcionamento em agosto. O equipamento tem capacidade de estimar quantitativamente a precipitação para as próximas horas. Também possibilita a estimativa do tempo de chegada de tempestades, permitindo a emissão de alertas para a população e órgãos responsáveis.
Atualmente, o Rio Grande do Sul conta com informações de monitoramento meteorológico realizado por três radares da Aeronáutica, destinados ao auxílio no tráfego aéreo. Eles estão instalados em Canguçu e Santiago, e um no Morro da Igreja, no município de Urubici, em Santa Catarina. As informações são de GZH.
Esta post foi modificado pela última vez em 10 de junho de 2024 11:43