A WWDC 2024, evento da Apple voltado para desenvolvedores, é o “evento mais importante para [Tim] Cook [CEO da Apple] e Cupertino [cidade onde a sede da Apple fica] em mais de uma década”. É o que disse o analista Dan Ives, da Wedbush, em entrevista à CNBC. A conferência começa nesta segunda-feira (10), às 14h (horário de Brasília).

Apple enfrenta pressão para anunciar novidades com IA na WWDC 2024

  • A WWDC 2024 é o evento mais importante para a Apple em mais de uma década, segundo o analista Dan Ives. A expectativa é que a empresa anuncie novidades com inteligência artificial (IA) na conferência, voltada para desenvolvedores, que começa nesta segunda-feira (10);
  • Com a indústria da tecnologia focada em IA generativa desde o lançamento do ChatGPT, no final de 2022, há uma pressão para que a Apple integre IA em seus produtos. E a postura enigmática do CEO da big tech, Tim Cook, em relação a isso chegou a irritar investidores;
  • Normalmente, a WWDC não tem tanto interesse de investidores. O evento é mais voltado para exibições de atualizações de software e workshops para desenvolvedores. No entanto, em 2024, a atenção tanto de investidores quanto de curiosos e usuários está voltada para anúncios relacionados à IA;
  • Investidores estão curiosos sobre os novos recursos de IA que a Apple apresentará para seus iPhones porque querem saber como a empresa planeja aumentar a competitividade dos seus celulares em relação ao Android. Além disso, há interesse nas justificativas para os investimentos da Apple no desenvolvimento de seus próprios chips.

O analista vai além: “A estratégia com IA [inteligência artificial] é a peça que falta no quebra-cabeça de crescimento da Apple, e este evento precisa ser um show de destaque e não um evento para dar de ombros.”

publicidade

Leia mais:

Apple enfrenta pressão para ‘enfiar’ IA em seus aparelhos

Pessoa usando celular – no caso, um iPhone 15 Pro
Existe muita pressão, curiosidade e expectativa sobre novos recursos com IA para iPhone (Imagem: chainarong06/Shutterstock)

O boom da IA generativa, iniciado em 2022 pela OpenAI com o lançamento do ChatGPT, tomou conta da indústria de tecnologia.

publicidade

Esse boom causou uma grande mudança de prioridades de gigantes como Microsoft, Google e Amazon – atualmente, todas correm para adicionar IA em seus serviços principais.

Agora, com a WWDC 2024, investidores e clientes querem ver o que a fabricante do iPhone tem em mente quando o assunto é IA – principalmente, IA generativa.

publicidade

Até o momento, o CEO da Apple disse apenas que a empresa tinha “grandes planos”. Geralmente, a Apple não fala sobre produtos antes de serem lançados. Mas a postura enigmática de Cook irritou investidores.

WWDC 2024 tem contexto diferente das edições anteriores

Tim Cook
Postura enigmática do CEO da Apple, Tim Cook, sobre novidades com IA irritou investidores (Imagem: Laura Hutton/Shutterstock)

A WWDC normalmente não é uma grande atração para investidores. No primeiro dia, a empresa anuncia atualizações anuais de seus softwares iOS, iPadOS, WatchOS e MacOS num evento de lançamento gravado em vídeo de duas horas, geralmente apresentado por Cook.

publicidade

Depois, desenvolvedores de aplicativos têm uma semana de atrações e workshops virtuais nas quais aprendem sobre os novos sistemas da Apple.

Além disso, curiosos e usuários têm uma prévia do novo sistema que chegará aos iPhones. E os desenvolvedores podem começar a atualizar seus aplicativos.

No entanto, o contexto da WWDC 2024 está diferente dos anos anteriores. Neste ano, todos estarão atentos aos anúncios da Apple voltados para IA.

Com mais de um bilhão de iPhones em uso mundo afora, Wall Street quer saber quais recursos de IA vão tornar o iPhone mais competitivo em relação aos rivais Android.

Investidores também estão interessados nas justificativas da Apple para o seu investimento no desenvolvimento de seus próprios chips – por exemplo: os processadores A, para iPhones, e M, para Macs.