(Imagem: valiantsin suprunovich/Shutterstock)
Parte do chamariz do iPhone é o que o aparelho faz apesar das especificações técnicas relativamente modestas. É como se o celular entregasse desempenho de 12 GB de RAM tendo apenas 8 GB. Mas quando o assunto é “rodar liso” recursos de inteligência artificial (IA) no iPhone, pode faltar RAM.
É o que aponta o analista Ming-Chi Kuo, numa postagem publicada no Medium. De acordo com Kuo, a Apple desenvolve um grande modelo de linguagem (LLM) interno para recursos de IA no aparelho e baseados em nuvem, mas patina para acelerar o desenvolvimento.
Leia mais:
O analista destacou que treinar LLMs na nuvem é difícil e leva mais tempo. Mas fazer o LLM rodar no aparelho sofreu um revés porque os 8 GB de RAM do iPhone 16 são insuficientes.
Circularam rumores de que a Apple pretendia armazenar LLMs na memória flash para suportar mais recursos de IA nos iPhones sem precisar exagerar na quantidade de RAM dos aparelhos. No entanto, com base na postagem de Kuo, a empresa parece não ter avançado nisso ainda.
Justamente por conta deste empecilho da RAM, acredita-se que apenas o iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max – os únicos com 8 GB de RAM – vão rodar todas as (possíveis) novidades de IA do iOS 18, que devem ser anunciadas na WWDC 2024, evento voltado para desenvolvedores agendado para começar nesta segunda-feira (10).
Esta post foi modificado pela última vez em 10 de junho de 2024 11:19