A Apple anunciou o visionOS 2, segunda versão do sistema operacional do Vision Pro, na WWDC 2024 nesta segunda-feira (10). Entre os destaques, estão: “fantasmas” de contatos em chamadas, fotos (originalmente em 2D) em 3D e “telas” gigantes (para Macs e viagens em trens).

Segundo a Apple, os recursos anunciados no evento, voltado para desenvolvedores, foram “muito solicitados” pelos usuários do headset de realidade mista.

publicidade

Leia mais:

Apple Vision Pro ganha atualização ‘grande’ menos de seis meses após lançamento

O visionOS 2 vem apenas quatro meses após o lançamento do Apple Vision Pro.

publicidade
Visão em primeira pessoa de chamada com busto virtual de contato no VisionOS 2, atualização do Apple Vision Pro
Spatial Personas mostra ‘fantasma’ de contato em chamada no Apple Vision Pro (Imagem: Apple)

Entre as novidades para o headset exibidas na WWDC 2024, está o Spatial Personas – recurso que exibe o busto (fantasmagórico, diga-se) dos contatos do usuário em chamadas com SharePlay. Isso desde que as pessoas do outro lado da “linha” também usem o Vision Pro, claro.

Por meio do Spatial Personas, dá para assistir vídeos e editar documentos, por exemplo, com um contato num espaço 3D. É um recurso que pode aliviar a solidão de usuários do Apple Vision Pro – aparelho cuja experiência, até então, não abria muito espaço para outras pessoas.

publicidade
Visão em primeira pessoa de foto 3D no VisionOS 2, atualização para Apple Vision Pro
Atualização do aplicativo Fotos traz botão que transforma foto 2D em 3D no Apple Vision Pro (Imagem: Apple)

Além disso, a Apple atualizou o aplicativo Fotos para permitir que o usuário toque num botão para criar fotos espaciais (leia-se: tridimensionais) em cima de imagens que não eram espaciais originalmente (leia-se: bidimensionais).

Visão em primeira pessoa de tela gigante virtual para Mac no VisionOS 2, atualização para Apple Vision Pro
Agora a tela virtual para Mac no Apple Vision Pro oferece opção de display ultrawide (Imagem: Apple)

A empresa também atualizou o recurso de tela virtual para Mac, oferecendo o equivalente a dois monitores 4K com uma nova opção de display virtual ultrawide. Com a opção ultralarga ativada, a tela se expande na frente do usuário igual um monitor ultrawide curvo faria.

publicidade
Pessoa assistindo Napoleão em avião usando modo viagem do Apple Vision Pro
Atualização do Apple Vision Pro leva modo viagem – até então, disponível para aviões – para trens também (Imagem: Apple)

Falando em telas enormes, o visionOS 2 também terá suporte para trens. Isso significa que o modo de viagem do Vision Pro – que projeta, virtualmente, uma telona no ambiente – não será mais limitado a aviões. Ou seja, usuários poderão assistir conteúdo em telonas em trens também.

Por falar em conteúdo, a Apple informou que a Canon vai lançar uma lente espacial EOS (parece uma lente dupla) projetada para capturar imagens especificamente para o Vision Pro. E a empresa divulgou que lançará seu primeiro “curta imersivo”, produzido exclusivamente para o headset.

Apple Vision Pro chegará a mais países, mas Brasil fica de fora

Montagem com destaques do Vision OS 2, atualização do Apple Vision Pro
Entre os destaques do VisionOS 2, estão “fantasmas” de contatos, transformação de fotos 2D em 3D e telonas para Macs e viagens em trens (Imagem: Apple)

Mais pessoas ao redor do mundo terão a chance de comprar o headset. A Apple anunciou, nesta segunda, que o Vision Pro será vendido internacionalmente a partir de 28 de junho.

Os primeiros países fora dos EUA a receber o Vision Pro serão: China, Japão e Cingapura (em 28 de junho). Depois, o headset chega à Alemanha, França, Austrália, Reino Unido e Canadá, em 12 de julho. E o Brasil ficou de fora da lista.