A Apple anunciou, em evento nesta segunda-feira (10), o watchOS 11. A revelação da versão mais recente da plataforma de smartwatches da empresa aconteceu durante o WWDC 2024 (Worldwide Developers Conference), realizada na sede da companhia em Cupertino, na Califórnia, Estados Unidos.

Leia mais

publicidade
Pessoa medindo oxigenação do sangue por meio de um Apple Watch
Apple Watch (Imagem: Apple)

WatchOS 11 terá recurso que leva em conta nível de esforço

  • De acordo com a companhia, uma versão beta do watchOS 11 será disponibilizada ainda no mês de julho deste ano.
  • A expectativa é que o lançamento oficial do sistema do Apple Watch aconteça ainda em 2024, mas sem data e valor confirmado até o momento.
  • Várias novidades foram apresentadas nesta segunda.
  • Uma delas é um recurso que leva em consideração a intensidade e a duração de exercícios para avaliar o desempenho com atividades físicas. A ferramente foi batizada de “Training Load” – ou “carga de treinamento”.
  • A nova versão também analisa os resultados do usuário com base no nível de esforço desejado.

“A carga de treinamento ajuda os usuários a compreender a tensão corporal causada pelos treinos dos últimos sete dias em comparação com os últimos 28 dias. Esses insights podem ajudar os usuários a tomar decisões informadas sobre seu treinamento todos os dias, especialmente ao se preparar para um evento – seja o primeiro 5 km, uma corrida de bicicleta ou uma maratona”, diz a nota explicativa.

Para medir a intensidade, uma nova classificação de esforço estará disponível após cada treino para monitorar o quão difícil foi em uma escala de 1 a 10. Os tipos mais comuns de exercícios cardiovasculares empregarão um novo algoritmo que a Apple classifica como “inovador” para gerar automaticamente uma classificação de esforço estimada, usando uma combinação de fontes de dados como idade, altura e peso, juntamente com dados de treino como GPS, frequência cardíaca e elevação. 

publicidade

Suporte durante a gravidez

A Apple anunciou que o watchOS 11, iOS 18 e iPadOS 18 passarão a oferecer um “suporte adicional para usuárias grávidas para refletir as mudanças em sua saúde física e mental durante este período importante”. Quando as usuárias registram uma gravidez no aplicativo Saúde no iPhone ou iPad, o aplicativo Cycle Tracking no Apple Watch mostrará sua idade gestacional e permitirá que elas registrem sintomas vivenciados no período. As usuárias também serão solicitadas a revisar dados, como o limite superior para a notificação de frequência cardíaca, uma vez que a frequência cardíaca tende a aumentar durante a gravidez.

Imagem promocional do WWDC 2024
WatchOS 11 foi anunciado durante o WWDC 2024 (Imagem: Apple)

Novidades também no quesito segurança

Outro destaque é o novo aplicativo Vitals. Anunciado pela Apple, ele permite visualizar informações da saúde ao longo da semana na tela inicial do Apple Watch. O recurso ainda consegue exibir alertas sobre as métricas se identificar que algo não está bem.

publicidade

Também foram anunciados novos recursos de segurança. Quem gosta de realizar corridas noturnas, por exemplo, poderá enviar a localização para amigos. O sistema é semelhante aos recursos introduzidos no Pixel Watch 2 no ano passado.

O watchOS 11 ainda irá utilizar a nova formatação apresentada pela Apple no ano passado e que reposicionou os widgets na tela. A nova versão traz também um app de fotografias redesenhada e permite que o smartwatch funcione como tradutor.

publicidade

“watchOS é o sistema operacional vestível mais avançado do mundo, ajudando os usuários do Apple Watch ao longo do dia a se manterem saudáveis, ativos e conectados”, disse David Clark, diretor sênior de engenharia watchOS da Apple. “O watchOS 11 torna o Apple Watch um companheiro ainda mais essencial, oferecendo aos usuários informações adicionais úteis sobre sua saúde e condicionamento físico, mais personalização para atender às suas necessidades exclusivas e novas maneiras de permanecer conectado enquanto estiver em trânsito” – completou.

De acordo com a empresa da Maçã, “os recursos de saúde da Apple são fundamentados na ciência e desenvolvidos com a colaboração de especialistas clínicos. Para informar classificações e notificações, o Vitals usa um algoritmo desenvolvido com dados do mundo real do Apple Heart and Movement Study, pesquisa que visa avançar na compreensão da saúde cardíaca e da atividade física”.