O Google é a plataforma dominante quando se trata de buscas na internet, mas o TikTok vem mostrando que vai tentar competir com a gigante da tecnologia pela preferência do ramo. Um indicativo disso é a nova função que está sendo testada na TikTok Shop, com usuários conseguindo fazer buscas a partir de imagens, segundo informações do TechCrunch.

O recurso foi notado por alguns usuários e compartilhado no X (ex-Twitter), avisando que é possível tirar ou carregar uma foto para encontrar produtos semelhantes.

publicidade

Leia mais:

O recurso já está disponível para todos os usuários nos Estados Unidos e no Sudeste Asiático. Aqueles que tiverem acesso à ferramenta o verão na forma de um ícone de câmera na barra de pesquisa da TikTok Shop.

publicidade

Como funciona a pesquisa por imagem na TikTok Shop

  • A ideia é que o usuário consiga, por meio da pesquisa por imagem, encontrar outras opções de venda de um produto que gostou;
  • Exemplificando: se a pessoa está em uma loja de roupas e encontrou uma peça que gostou e achou cara, basta tirar uma foto dela e pesquisar na TikTok Shop;
  • Fazendo o upload da imagem, a rede social vai fornecer opções semelhantes à peça, mas de outras lojas.

tiktok
TikTok expande sua ferramenta de pesquisa para acirrar concorrência com o Google (Imagem: BINK0NTAN/Shutterstock)

Embora sempre tenha sido possível pesquisar itens específicos na TikTok Shop, o usuário não precisará mais depender de descrições textuais. Uma adição bastante útil, já que às vezes é difícil conseguir descrever exatamente o que se deseja pesquisar por texto, mas a pesquisa por imagem resolve o problema.

publicidade

A capacidade de usar a pesquisa de imagens para fazer compras é algo que o Google oferece há anos com o Google Lens, sua ferramenta de pesquisa visual. A pesquisa de imagens também é oferecida atualmente pela Amazon, outra gigante da tecnologia com a qual a TikTok busca competir.

O TikTok já fez progressos para reduzir o domínio de busca do Google, já que executivos da gigante da tecnologia disseram, em 2022, que TikTok e Instagram estão ganhando espaço como ferramenta de busca que, antes, era do Google.

publicidade

Com o novo recurso, o TikTok não está apenas tentando fazer com que as pessoas usem seu aplicativo quando procuram novos produtos, mas, também, espera que as pessoas façam a compra através da TikTok Shop.

Celular com logotipo do TikTok na tela dentro de carrinho de mercado em miniatura
TikTok Shop vai permitir buscar por produtos com mais exatidão (Imagem: Ascannio/Shutterstock)