Fazendo uso do aplicativo Phone Link, a Microsoft tem facilitado a experiência de conexão entre Android e Windows e, em breve, isso poderá incluir o acesso aos arquivos do seu telefone diretamente do explorador de arquivos do computador.

Leia também:

publicidade

A Microsoft estaria preparando uma nova opção de conexão do Android ao Windows 11, conforme observado por usuários no X. A ideia seria permitir aos usuários acessar os arquivos de seus telefones Android sem fio diretamente no explorador de arquivos, funcionando como se o dispositivo estivesse conectado por um fio.

A maneira que a Microsoft executaria essa função seria através do aplicativo Phone Link. O aplicativo seria a “ponte” para que o acesso ocorra, algo que geralmente seria permitido por um fio.

publicidade
Aplicativo Phone Link seria o intermediário para o acesso do Android pelo explorador de arquivos (Imagem: quietbits/Shutterstock)

O Phone Link já permite que os usuários acessem suas fotos e vídeos por meio do aplicativo do Windows 11, mas outros arquivos não ficam disponíveis atualmente.

Também é possível usar o aplicativo para espelhar notificações, fazer streaming de aplicativos Android, e até atender chamadas de um laptop ou desktop.

publicidade

Habilitando acesso ao Android pelo explorador de arquivos

  • Para habilitar o recurso, o usuário precisará permitir o acesso aos arquivos por meio do aplicativo Configurações do Windows 11.
  • A Microsoft supostamente está trabalhando nesse recurso há algum tempo, mas esta é a primeira vez que ele pode ser habilitado manualmente no aplicativo Configurações do Windows 11.
  • Basta acessar Bluetooth e dispositivos > Dispositivos móveis > Gerenciar dispositivos móveis.

O novo recurso ainda não está disponível e não há informações sobre quando poderá chegar. É possível aparecer nas versões Dev ou Beta do Windows 11 antes de se expandir para todos os usuários.

android
Acesso mais amplo ao Android no Windows pode ser disponibilizado em breve (Imagem: rafapress/Shutterstock)