Você já ouviu falar da Zona de Subducção de Cascadia? A gigantesca falha geológica fica na beira do Oceano Pacífico e vai do norte do estado da Califórnia, nos Estados Unidos, até a Ilha de Vancouver, no Canadá. E, segundo um novo estudo, pode desencadear megaterremotos e tsunamis de 30 metros de altura.

Leia mais

publicidade
Onda grande reproduzida em ilustração com o sol da tarde ao fundo
Falha pode gerar tsunamis de grande magnitude (Imagem: Willyam Bradberry/Shutterstock)

O que é uma Zona de Subducção?

  • Os pesquisadores explicam que a falha foi originada pela colisão da placa oceânica Juan de Fuca com a placa tectônica da América do Norte.
  • A primeira, que é mais densa, mergulha por baixo da segunda, mais leve, criando esta zona de subducção.
  • A última vez que este movimento gerou intensos terremotos na região de Cascadia foi em 1700.
  • Os cientistas acreditam que a violência dos eventos podem provocar terremotos de magnitude superior aos 9 graus da escala Richter, além de tsunamis tão severos quanto o de 2011, no Japão, que causou a tragédia de Fukushima.
Zona de subducção de Cascadia (Imagem: Science Advances)

Mapeamento pode ajudar a prever terremotos

O estudo foi publicado na revista Science Advances e tem como objetivo entender melhor o funcionamento da falha geológica. Além disso, os pesquisadores querem definir possíveis cenários para o futuro.

De acordo com a equipe responsável pelo trabalho, a zona de subducção “tem uma geometria muito mais complexa do que se supunha anteriormente”. Ela não é composta por uma estrutura contínua, e sim por quatro grandes blocos. É possível que eles estejam isolados dos movimentos dos outros.

publicidade

Agora, os cientistas querem criar estratégias para definir normas de construção contra terremotos de grande magnitude e outras ações que possam diminuir os estragos de possíveis eventos catastróficos nos Estados Unidos e no Canadá.