A Samsung anunciou, nesta quinta-feira (13), que se reuniu com os chefes da Meta, Amazon e Qualcomm para discutir uma proposta de parceria com foco no combo de produtos em alta no mercado: inteligência artificial (IA), serviços em nuvem e chips. Essa não seria a primeira vez que as empresas conversam, com reuniões acontecendo, inclusive, na casa de Mark Zuckerberg, segundo relatou a Reuters. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • A Samsung discutiu com cada uma das empresas uma cooperação com suas respectivas especialidades. Os encontros foram realizados apenas entre presidentes, com Jay Y. Lee visitando os chefões das companhias; 
  • No caso da Meta, além do foco em IA, a realidade virtual também foi mencionada; 
  • Com Amazon e Qualcomm, a ideia é impulsionar semicondutores, incluindo chips de memória para data centers e serviços em nuvem, bem como fabricar processadores móveis; 
  • A gigante tech sul-coreana deve realizar uma reunião estratégica de toda a empresa no final de junho para anunciar o resultado das discussões e explicar a cooperação com as três empresas norte-americanas. 

Leia mais! 

O passo da Samsung em direção a importantes parcerias chega após a empresa perder espaço em comparação aos concorrentes fabricantes de chips, especialmente quando o assunto é memória de ponta para IA. 

publicidade

Vale pontuar que, apesar do anúncio de parceria, as empresas já colaboram uma com as outras há algum tempo. A Amazon, por exemplo, é um cliente importante da Samsung no campo de chips, e elas trabalham juntas ainda no ramo TV, dispositivos móveis e conteúdo. 

Os smartphones de última geração da Samsung também usam processadores móveis Snapdragon da Qualcomm, e as empresas expandiram recentemente sua parceria para PCs habilitados para IA. 

publicidade

A Meta também é cliente de chips da Samsung e trabalhou com a companhia no headset Gear VR e nos smartphones dobráveis.