Um recurso do Android 15 anunciados na conferência de desenvolvedores I/O em maio foi a detecção automática de roubo, que agora o Google está disponibilizando para testes no Brasil antes de qualquer lugar do mundo. Para testar o recurso, é preciso se inscrever neste link.

Leia também:

publicidade

Os usuários brasileiros terão acesso no teste aos recursos de “bloqueio de detecção de roubo”, “bloqueio de dispositivo offline” e “bloqueio remoto”.

O Google definiu o Brasil para ser o país com os campos de testes iniciais devido ao feedback local dos usuários daqui, mostrando que nosso país é um aparente foco para roubo de smartphones.

publicidade
android
Teste de recurso antifurto do Android chega primeiro para os brasileiros – Imagem: rafapress/Shutterstock

IA vai ajudar Android a detectar roubo

  • O “bloqueio de detecção de roubo”, é um recurso que usa IA para determinar se certos movimentos bruscos são indicativos de uma tentativa de roubo em andamento.
  • Além de depender do movimento, ele também pode usar outros sinais.
  • Por exemplo, alguém tentando usá-lo em uma rede diferente ou se perceber que está fora de uma rede usada com frequência por um longo período.

O Google anunciou o recurso antifurto automático como parte das maiores melhorias de privacidade e segurança que está planejando para o Android 15, que também incluem um cofre bloqueado por senha chamado “espaço privado” que armazena aplicativos e dados confidenciais. A detecção de roubo será retro portada para versões mais antigas, no entanto.

Outros recursos do Android exclusivos ao Brasil por enquanto são a capacidade de enviar mensagens diretamente para uma empresa via WhatsApp tocando em um botão dedicado que aparece na lista de pesquisa, e também usar o mensageiro para marcar consultas médicas ou com outros profissionais que podem aparecer na lista de pesquisa de empresas.

Ilustração de furto de celular
Brasil chamou a atenção do Google por conta dos números elevados de roubo de celular – Imagem: Alejandro J. Vivas/Shutterstock