Experimento descobre capacidade ‘humana’ dos chimpanzés

Um novo estudo aponta que os chimpanzés são capazes de reproduzir um comportamento que se pensava ser exclusivo dos humanos
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 14/06/2024 11h18
chimpanze-1-1920x1080
Imagem: KensCanning/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um novo estudo da Universidade de St Andrews, na Escócia, descobriu que os chimpanzés são capazes de reproduzir um comportamento que, por muito tempo, se pensava ser exclusivo dos seres humanos. Segundo os pesquisadores, os animais apresentaram habilidades de raciocínio lógico.

Leia mais

Chimpanzés participaram de estudo na Escócia (Imagem: Patrick Rolands/Shutterstock)

Capacidade de raciocinar foi demonstrada pelos animais

  • Durante o experimento, nove chimpanzés do Zoológico de Edimburgo receberam uma série de tarefas.
  • Ao cumpri-las, eles recebiam recompensas: alimentos que estavam escondidos sob copos.
  • A conclusão da equipe foi que os animais são mais propensos a receber um prêmio menor, mas visível, do que correr o risco de ficar sem comida (mesmo podendo escolher um recipiente com uma recompensa melhor).
  • Isso significa que estes primatas apresentam habilidades de raciocínio lógico.
  • O estudo foi publicado na revista Royal Society: Biology Letters.
Comportamento dos chimpanzés chamou a atenção dos pesquisadores (Imagem: Patrick Rolands/Shutterstock)

Opção mais segura prevaleceu durante experimento

Segundo os pesquisadores, foram mostrados aos chimpanzés pares de copos, um escondendo comida e o outro vazio. Os animais preferiram optar pelo lanche seguro.

O experimento ainda aumentou o número de copos disponíveis num segundo momento. Com a comida escondida em um dos três copos, os chimpanzés mudaram seu comportamento. Após um erro na primeira escolha, eles novamente preferiram a recompensa pequena, mas segura.

Isso evidencia que os macacos não consideram apenas que um item alimentar pode estar localizado sob o copo A ou o copo B, mas, além disso, que a probabilidade de que o item esteja no copo B aumenta ou diminui dependendo se eles observam que o copo A está vazio ou não, diz o estudo.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.