O futebol não é a única parte interessante da Eurocopa. A abertura do maior campeonato de seleções da Europa, na sexta-feira (14), também apresentou novas tecnologias. Os destaques são a nova bola inteligente da Adidas e a transmissão multiplataforma e personalizável estilo Fifa de um canal polonês.

Abertura da Eurocopa traz novas tecnologias em campo e fora dele

  • A abertura da Eurocopa, na sexta-feira (14), apresentou novas tecnologias. Os destaques são a nova bola inteligente da Adidas e a transmissão multiplataforma e personalizada estilo Fifa de um canal polonês;
  • A nova bola da Adidas tem tecnologia que fornece dados e usa inteligência artificial para ajudar árbitros do VAR a tomar decisões nas partidas;
  • Versões menos tecnológicas da bola da Eurocopa vão chegar ao mercado brasileiro. Mas o preço deve ser salgado. A mais cara deve custar R$ 1 mil;
  • A TVP Sport, emissora da Eurocopa na Polônia, transmitiu o jogo que abriu o torneio em diversas plataformas (TV, site, aplicativo, YouTube) ofereceu “modos” para o espectador escolher. Foi estilo Fifa, mas a referência foi a CazéTV.

Sobre a nova bola, ela traz a tecnologia “Connected Ball” da Adidas, cuja ideia é agilizar marcação e tomada de decisões por parte dos árbitros. Já em relação ao novo tipo de transmissão, quem explicou como funcionou foi o usuário Dawid Prokopowicz, no LinkedIn.

publicidade

Leia mais:

Eurocopa estreia bola inteligente (e cara) da Adidas

Bola inteligente da Adidas usada na Eurocopa de 2024 com buraco mostrando até o núcleo
Núcleo da nova bola inteligente da Adidas tem sistema que estabiliza sensor de movimento (Imagem: Divulgação)

Entre as novidades da Adidas Fussballliebe, está um chip que torna a marcação de impedimentos semiautomática. Além disso, a tecnologia Connected Ball fornece dados relacionados à bola em tempo real.

publicidade

A tecnologia da Adidas também combina dados de posição dos jogadores com inteligência artificial (IA) para ajudar os árbitros do VAR a identificar toques individuais na bola, por exemplo. É neste ponto que a tecnologia pode agilizar decisões.

Confira abaixo como a bola inteligente da Eurocopa funciona:

publicidade
  • Parte de fora: Tecnologia Precisionshell reveste a bola, o que melhora sua aerodinâmica e a precisão do controle dela;
  • Parte de dentro: Uma bexiga de borracha retém a forma e a compressão da bola;
  • Núcleo: Sistema de suspensão estabiliza o sensor de movimento, alimentado por uma bateria carregada por indução.

Versões menos tecnológicas da bola da Eurocopa vão chegar ao mercado brasileiro. Mas o preço deve ser salgado. Para você ter ideia, a versão mais cara (que reproduz a estrutura da nova bola) deve custar R$ 1 mil.

Eurocopa tem transmissão multiplataforma e personalizável

Captura de tela de transmissão de jogo da Eurocopa no YouTube
Primeiro jogo da Eurocopa de 2024 foi, também, o primeiro a ser transmitido no YouTube na Polônia (Imagem: Reprodução/Redes sociais)

Além da inovação em campo, a Eurocopa trouxe novidades fora dele. Ou melhor, a TVP Sport, emissora oficial do torneio na Polônia, trouxe.

publicidade

Além do canal transmitir o jogo entre Alemanha e Escócia em diversas plataformas (TV, site, aplicativo, YouTube), ofereceu “modos” para o espectador escolher, contou Prokopowicz em sua página no LinkedIn. Além de consultor de vendas do Google, o polonês é analista de mídia, tecnologia e esportes.

Em suma, o usuário poderia escolher onde e como assistir ao jogo. Os modos de transmissão eram: padrão, sem comentários e com Hawk-Eye (sistema de visão computacional). A partida não só estreou o sistema como foi a primeira a ser transmitida no YouTube no país.

Apesar da transmissão ter sido à la Fifa, a referência foi a CazéTV, segundo Prokopowicz, em outra postagem no LinkedIn. “Há dois anos, quando a CazéTV mostrava aos brasileiros os jogos da Copa do Mundo no YouTube, eu tinha um sonho: que um dia na Polônia pudéssemos fazer algo semelhante.”