Mercedes-Benz testa nova bateria sólida que pode revolucionar o setor

Fabricante alemã recebeu amostras das baterias sólidas de lítio de longo alcance da Factorial Energy. Tecnologia está em testes
Por Ana Julia Pilato, editado por Bruno Capozzi 18/06/2024 14h58, atualizada em 02/07/2024 14h24
bateria-factorial-1920x1080
(Imagem: Factorial Energy/Divulgação)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Factorial Energy, fabricante norte-americana de baterias de estado sólido, vem trabalhando em uma bateria de lítio de longo alcance e alta densidade de energia há mais de uma década. Recentemente, a empresa enviou à Mercedes-Benz a primeira leva de amostras B da bateria sólida para testes.

Leia mais:

  • A Factorial Energy começou uma fase inédita de testes de sua bateria sólida para carros elétricos;
  • A fabricante enviou à Mercedes-Benz as primeiras amostras B das baterias, que devem passar por estágios de testes que vão de A a D;
  • Além de cátodo de alta capacidade, as baterias também contam com ânodo metálico de lítio – que atinge densidade de energia de até 391 Wh/kg – e eletrólito quase sólido – que oferece mais segurança que os eletrólitos líquidos;
  • A fabricante espera que a bateria sólida ajude a “construir veículos mais eficientes e sustentáveis” e a “estabelecer novos padrões de alcance”;
  • O anúncio foi publicado pela Business Wire.
Sedã elétrico Mercedes-Benz EQS
Mercedes-Benz recebeu primeiras amostras B da nova bateria sólida. (Imagem: Mercedes-Benz/Divulgação)

Antes da produção, as baterias devem passar por um processo de testes composto por vários estágios, com amostras categorizadas de A a D. O envio das amostras A de 100 Ah (ampère-hora) começou em outubro de 2023 e, com o avanço das amostras B de 106 Ah, a Factorial caminha para uma promissora nova fase de testes.

Leia mais:

Nova bateria sólida deve revolucionar padrões mundiais de veículos elétricos

Em comunicado, Siyu Huang, CEO e fundadora da fabricante de Massachusetts, diz que a nova fase é crucial e “envolve a validação dos designs dos módulos e pacotes em relação às rigorosas especificações de desempenho da Mercedes-Benz.”

Estrutura da bateria da Factorial. (Imagem: Factorial Energy/Divulgação)

As baterias sólidas da Factorial contam com cátodo de alta capacidade, ânodo metálico de lítio – que permite uma densidade de energia de até 391 Wh/kg (watt-hora por quilograma) – e eletrólito quase sólido – que oferece mais segurança em comparação com os tradicionais eletrólitos líquidos em baterias de íon de lítio.

“Como fabricante de células nos EUA, acreditamos que nossa célula de alta densidade energética ajudará a construir veículos mais eficientes e sustentáveis ​​que estabelecerão novos padrões de alcance, custo e desempenho de veículos elétricos em todo o mundo”, diz Huang.

Ana Julia Pilato
Colaboração para o Olhar Digital

Ana Julia Pilato é formada em Jornalismo pela Universidade São Judas (USJT). Já trabalhou como copywriter e social media. Tem dois gatos e adora filmes, séries, ciência e crochê.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.