A Factorial Energy, fabricante norte-americana de baterias de estado sólido, vem trabalhando em uma bateria de lítio de longo alcance e alta densidade de energia há mais de uma década. Recentemente, a empresa enviou à Mercedes-Benz a primeira leva de amostras B da bateria sólida para testes.

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  • A Factorial Energy começou uma fase inédita de testes de sua bateria sólida para carros elétricos;
  • A fabricante enviou à Mercedes-Benz as primeiras amostras B das baterias, que devem passar por estágios de testes que vão de A a D;
  • Além de cátodo de alta capacidade, as baterias também contam com ânodo metálico de lítio – que atinge densidade de energia de até 391 Wh/kg – e eletrólito quase sólido – que oferece mais segurança que os eletrólitos líquidos;
  • A fabricante espera que a bateria sólida ajude a “construir veículos mais eficientes e sustentáveis” e a “estabelecer novos padrões de alcance”;
  • O anúncio foi publicado pela Business Wire.
Sedã elétrico Mercedes-Benz EQS
Mercedes-Benz recebeu primeiras amostras B da nova bateria sólida. (Imagem: Mercedes-Benz/Divulgação)

Antes da produção, as baterias devem passar por um processo de testes composto por vários estágios, com amostras categorizadas de A a D. O envio das amostras A de 100 Ah (ampère-hora) começou em outubro de 2023 e, com o avanço das amostras B de 106 Ah, a Factorial caminha para uma promissora nova fase de testes.

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Nova bateria sólida deve revolucionar padrões mundiais de veículos elétricos

Em comunicado, Siyu Huang, CEO e fundadora da fabricante de Massachusetts, diz que a nova fase é crucial e “envolve a validação dos designs dos módulos e pacotes em relação às rigorosas especificações de desempenho da Mercedes-Benz.”

Estrutura da bateria da Factorial. (Imagem: Factorial Energy/Divulgação)

As baterias sólidas da Factorial contam com cátodo de alta capacidade, ânodo metálico de lítio – que permite uma densidade de energia de até 391 Wh/kg (watt-hora por quilograma) – e eletrólito quase sólido – que oferece mais segurança em comparação com os tradicionais eletrólitos líquidos em baterias de íon de lítio.

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“Como fabricante de células nos EUA, acreditamos que nossa célula de alta densidade energética ajudará a construir veículos mais eficientes e sustentáveis ​​que estabelecerão novos padrões de alcance, custo e desempenho de veículos elétricos em todo o mundo”, diz Huang.