(Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O inverno está chegando. A estação começa nesta quinta-feira (20), especificamente às 17h51, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). E, nesta estação do ano, os dias ficam mais curtos. Eles ainda durarão 24 horas, claro. Mas vai anoitecer mais cedo.
Dois fenômenos astronômicos determinam o começo das estações: solstício e equinócio. Esses fenômenos também influenciam a duração dos dias, seja para mais, para menos ou para o meio.
Leia mais:
Uma particularidade do Brasil é que o país tem quatro fusos horários. O, digamos, “começo oficial” do inverno leva em conta o horário de Brasília. Mas a estação pode começar em dias diferentes, dependendo do local do país.
O solstício determina quando inverno e verão começam. Este fenômeno é composto pelos momentos nos quais a luz do Sol incide de forma mais intensa sobre um dos hemisférios da Terra. Assim, os dias encurtam no inverno e alongam no verão.
No começo do inverno, acontece o solstício de inverno – quando o Hemisfério Norte tem incidência de luz solar maior que o Hemisfério Sul. Resultado: o Hemisfério Sul registra o dia mais curto (e, consequentemente, a noite mais longa) do ano.
Já o equinócio determina quando outono e primavera começam. Nele, a luz do Sol incide da mesma forma sobre os dois hemisférios do planeta. Por isso, dias e noites têm a mesma duração nessas estações.
Esta post foi modificado pela última vez em 18 de junho de 2024 08:04