O mundo inteiro vem passando, ao longo dos anos, por algumas mudanças climáticas perceptíveis, que já apresentam diversos efeitos para o planeta e a vida na Terra. Nas próximas linhas, o Olhar Digital detalhará mais o tema, explicando o que são exatamente essas mudanças climáticas e o porquê delas acontecerem.

Leia também:

publicidade

O que são as mudanças climáticas?

As mudanças climáticas são as transformações que o planeta vem sofrendo nos padrões de temperatura em um período longo de tempo, mas que estão ficando cada vez mais visíveis.

Essas modificações podem acontecer de forma natural, como por meio de variações no ciclo solar. No entanto, diversas ações humanas vem fazendo com que elas se intensifiquem, comprometendo inclusive a vida de todos os seres vivos.

publicidade

Quais são os processos que causam a mudança climática?

Você já ouviu falar sobre o efeito estufa? Ele é o responsável pelo aquecimento global e as mudanças climáticas, pois forma uma grande camada que fica em torno da Terra retendo o calor solar. O fenômeno é gerado pela emissão dos gases, dióxido de carbono e metano, que são liberados em diferentes atividades para produção de itens do dia a dia e outras ações.

Produção de energia

Na produção de eletricidade é utilizada a queima de combustíveis fósseis. E esse processo é um dos principais responsáveis pela liberação dos gases citados acima. Por isso, há quem venha investindo em recursos renováveis, que emitem poucos poluentes. Mas, de acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), no mundo inteiro, apenas um quarto da eletricidade é gerada dessas maneiras.

publicidade

Desmatamento

Para criar fazendas, pastos, realizar construções e outras coisas, tem ocorrido um aumento considerável no desmatamento de florestas. E o grande problema disso é que as árvores também liberam o carbono que elas armazenam.

Indústrias

A fabricação de produtos, as indústrias e até mesmo a manufatura acabam realizando a queima de combustíveis fósseis para gerar energia e produzir diversos itens. Exemplo: ferro, aço, plástico, eletrônicos e outros.

publicidade

Veículos

Caminhões, navios, aviões e a grande maioria dos carros, funcionam com combustíveis fósseis, que como já citado, são os grandes vilões do efeito estufa. Por isso, grandes empresas já buscam soluções, investindo cada vez mais na mobilidade elétrica.

Como a mudança climática afeta a sociedade?

metano-gases-efeito-estufa
Imagem: Derretimento de gelo formam lagos e liberam gases de efeito estufa. Créditos: luchschenF/Shutterstock

Essas alterações impactam consideravelmente no equilíbrio da natureza, assim colocando em risco todos que habitam a Terra. Conforme destaca a ONU, os 10 anos entre 2011 e 2020 foram os que registraram as temperaturas mais altas, que por consequência aumentam o número de doenças relacionadas ao calor, além de incêndios em algumas áreas e o derretimento de geleiras.

Este ano, a Organização Meteorológica Mundial (WMO, na sigla em inglês), disse que o nível do mar está subindo duas vezes mais rápido. Essa constatação foi feita em comparação à primeira década de medições (1993-2002). A elevação é uma ameaça para algumas cidades e até mesmo estados de baixa altitude, pois podem ser submersos.

Secas mais severas

Um outro fator que afeta a sociedade é o aumento das secas, já que prejudicam a disponibilidade de água, que podem ficar mais escassas em determinadas regiões, assim, prejudicando a agricultura e o ecossistema.

Extinção de espécies

Incêndios em florestas, clima extremo, surgimento de doenças e pragas por conta das mudanças climáticas fazem com que diversas espécies de animais não consigam sobreviver em determinados ambientes. Dessa maneira, algumas vão ter capacidade de mudar de um local para outro, mas outras não.

Alimentação escassa

A ONU destaca que uma das razões do crescimento global da fome e subnutrição é justamente a mudança climática. Algumas atividades importantes, como a pesca, agricultura e criação de gado podem ser totalmente destruídas ou sofrerem uma grande queda.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!