O CEO da OpenAI, Sam Altman, disse a alguns acionistas na segunda-feira (17) que a empresa está considerando mudar sua estrutura de governança visando os lucros. Conforme relatou o The Information, o diretor está estudando como tornar a OpenAI uma corporação com fins lucrativos, alterando sua base original. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • Atualmente, a OpenAI é sem fins lucrativos; 
  • Altman disse que o conselho está considerando uma corporação com fins lucrativos, assim como as rivais Anthropic e xAI estão usando; 
  • As discussões sobre reestruturação são fluidas entre Altman e o conselho, apontou relatório; 
  • A mudança ocorre pouco após a empresa adicionar um ex-diretor da NSA ao seu conselho, Paul Nakasone; 
  • Em resposta à Reuters, a OpenAI acrescentou que, apesar dos planos, sua organização sem fins lucrativos continuará existindo; 
  • As mudanças devem ocorrer ainda em junho. 

Leia mais! 

Continuamos focados na construção de IA que beneficie a todos. A organização sem fins lucrativos é fundamental para a nossa missão e continuará a existir. 

OpenAI à Reuters.

A OpenAI tem atualmente uma avaliação privada de aproximadamente US$ 86 bilhões. Sua estrutura é descrita como “uma organização sem fins lucrativos (chamada OpenAI Incorporated) e um braço de lucro limitado”, a OpenAI Limited Partnership (OpenAI LP). 

publicidade

Em suma, o diretor quer tornar a empresa capaz de gerar lucros, já que os fundos para manter a OpenAI como empresa sem fins lucrativos não estão sendo suficientes. 

Vale lembrar que os planos e alteração de governança também ocorrem enquanto Altman remodela o conselho, isso após sua demissão pela equipe anterior e posterior crise no ano passado. Além de novas parcerias com grandes empresas, como Apple. 

publicidade

A OpenAI ainda não comunicou oficialmente a decisão de se tornar uma empresa com fins lucrativos.