A atmosfera da Terra conta com aproximadamente 21% de oxigênio. A substância é considerada fundamental para a vida, mas nem sempre foi assim. Foi apenas há cerca de 2,5 bilhões de anos atrás que o oxigênio começou a se acumular em níveis significativos no nosso planeta.

Processo de formação da atmosfera como conhecemos hoje durou milhões de anos (Imagem: Anton Balazh/Shutterstock)

Grande Evento de Oxigenação

• Os cientistas chamam esse fenômeno de Grande Evento de Oxigenação (GOE).
  • Mas uma nova pesquisa sugere que o acúmulo inicial de oxigênio na Terra não foi tão simples assim.
  • De acordo com os pesquisadores, o aumento dos níveis de O2 na atmosfera da Terra foi algo dinâmico e durou pelo menos 200 milhões de anos.
  • Segundo eles, o planeta não estava pronto para ser oxigenada quando a substância começou a ser produzida.
  • Foi necessário bastante tempo para que a Terra evoluísse biológica, geológica e quimicamente.
  • O estudo foi publicado na revista Nature.
Oxigênio nem sempre foi abundante no planeta (Imagem: Katiindies/Shutterstock)

Relação com o surgimento da vida na Terra?

No passado, a atmosfera e os oceanos foram em grande parte desprovidos de O2. A substância estava sendo produzido por cianobactérias antes do GOE, mas as reservas dela eram rapidamente consumidas e não se acumulavam como hoje.

Durante o trabalho, a equipe se concentrou nas análises dos xistos marinhos do Supergrupo Transvaal da África do Sul. Ao analisar razões isotópicas estáveis de tálio (Tl) e outros elementos, os pesquisadores descobriram evidências de flutuações de que a presença de O2 nos oceanos coincidia com mudanças no oxigênio atmosférico.

Estas descobertas podem ajudar a ciência a entender como se deu o surgimento da vida na Terra. Os cientistas explicam que ainda não se sabe exatamente o que estava acontecendo nos oceanos quando as primeiras formas de vida se originaram e evoluíram.