TikTok terá avatar de IA poliglota para publicidades

Ferramenta de IA para criação de anúncios terá avatares inspirados em influenciadores capazes de falar mais de 10 idiomas
Por Nayra Teles, editado por Bruno Capozzi 21/06/2024 06h00, atualizada em 21/06/2024 21h04
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No mês passado, o TikTok anunciou que está investindo em um conjunto de ferramentas de publicidade baseadas em inteligência artificial chamado Symphony. Recentemente, a plataforma divulgou novidades da solução.

Em breve, marcas poderão fazer publicidade com o rosto dos seus influenciadores favoritos usando IA. Os modelos de avatares inspirados neles também são poliglotas e poderão se comunicar em mais de 10 idiomas. A funcionalidade começou a ser testada em maio desse ano. O Olhar Digital falou sobre os detalhes da fase.

Saiba tudo sobre os influenciadores de IA poliglotas

  • Os Symphony Digital Avatares do TikTok vão ser disponibilizados na plataforma em duas modalidades: estoque ou personalizado.
  • Os avatares de estoque são baseados em atores de diferentes nacionalidades, que uma empresa pode comprar e usar na sua publicidade.
  • Já os personalizados são inspirados em criadores específicos ou porta-vozes da marca e podem falar mais de 10 idiomas e dialetos.
  • Essa opção de tradução detecta automaticamente o idioma original do vídeo e traduz para a língua desejada.
  • Ela faz parte do Symphony AI Dubbing, uma “ferramenta de tradução global” que traduz, transcreve e produz vídeos em idiomas como inglês, português, francês, espanhol, alemão e coreano.
  • Todo conteúdo produzido com os avatares terá o rótulo “gerado por IA”.
  • O custo para utilizar os avatares de IA ainda não foi divulgado.
Opções de avatares de estoque e idiomas da plataforma Symphony – Imagem: divulgação TikTok

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Como os avatares se saem na prática?

O TikTok já divulgou um vídeo demonstrativo de como os avatares funcionam na prática. Nele, a imagem gerada por IA da chefe global de estratégia e operações de conteúdo da empresa, Adrienne Lahens, aparece explicando um pouco sobre a ferramenta.

A versão de IA de Lahens é bem realista, mas não é tão difícil de distinguir. Então, não se espante se o seu criador de conteúdo favorito aparecer no feed agindo de um modo um tanto diferente.

O objetivo do TikTok com a ferramenta de tradução é quebrar as barreiras linguísticas no marketing e permitir que as marcas “adicionem um toque humano ao seu conteúdo”. Agora, se será precisa o suficiente para evitar erros, veremos na prática em breve.

Nayra Teles
Redator(a)

Nayra Teles é estudante de jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi (UAM) e redatora no Olhar Digital

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.