O Instagram tem recomendado conteúdo de natureza sexual para usuários a partir dos 13 anos. O algoritmo direciona posts de criadores de conteúdo adulto da plataforma para os jovens após apenas 3 minutos de login e criação de conta. As informações são do Wall Street Journal.

Leia mais:

publicidade

Em janeiro, a Meta disse que se concentraria em proporcionar aos adolescentes uma experiência na plataforma mais apropriada para sua idade. Como resultado, a empresa disse que restringiria material sexualmente sugestivo.

Contudo, testes feitos pelo Wall Street Journal e pela Northwestern University revelaram que a Meta não está cumprindo a promessa.

publicidade

Testes mostraram recomendação de conteúdo sexual para adolescentes no Instagram

  • Para os testes, tanto o WS Journal quanto a professora de ciência da computação da Northwestern University, Laura Edelson, criaram novas contas no Instagram listando a idade de cada assinante como 13 anos.
  • No início, o Instagram enviou a essas contas vídeos de mulheres dançando de maneira sensual ou posando de uma forma que enfatizava seus seios.
  • As contas pularam outros conteúdos, mas assistiram aos vídeos com conotação sexual. Como resultado, o Reels recomendaria conteúdo ainda mais explícito.
Instagram via Souvik Banerjee/Unsplash
Meta disse que impediria algoritmo de sugerir conteúdo sexual para adolescentes – Instagram via Souvik Banerjee/Unsplash

A publicação ainda diz que os criadores de conteúdo sexual adulto começaram a aparecer no feed do usuário de 13 anos depois de apenas três minutos. Depois de menos de 20 minutos assistindo aos vídeos dos Reels nas contas de teste, eles estavam cheios de promoções desses criadores, com alguns oferecendo o envio de fotos nuas para assinantes do Instagram dispostos a interagir com suas postagens.

Os testes revelaram que as plataformas de vídeos curtos pertencentes ao TikTok e ao Snapchat não forneciam o mesmo conteúdo com foco sexual para usuários menores de idade.

publicidade

Laura Edelson da Northwestern University, diz que “Todas as três plataformas dizem que há diferenças em qual conteúdo será recomendado aos adolescentes, mas mesmo a experiência adulta no TikTok parece ter muito menos conteúdo explícito do que a experiência adolescente nos Reels”.

A Meta contestou os resultados dos testes, dizendo não serem fiéis à experiência geral dos adolescentes na plataforma. O porta-voz Andy Stone disse: “Este foi um experimento artificial que não corresponde à realidade de como os adolescentes usam o Instagram”.

publicidade
instagram
Meta não tem feito nada para impedir que conteúdo de conotação sexual seja sugerido a jovens de 13 anos no Instagram, segundo reportagem – Imagem: Jimmy Tudeschi/Shutterstock

Uma análise interna conduzida pela Meta em 2022 e revisada pelo WS Journal revelou que a Meta sabe que o Instagram mostra mais pornografia para adolescentes do que para seus usuários adultos.

O relatório mostrou que os adolescentes viram três vezes mais postagens contendo nudez, 1,7 vezes o número de postagens violentas e 4,1 vezes o número de postagens mostrando bullying do que aqueles com mais de 30 anos.

A própria análise interna da Meta sugeriu que, para resolver o problema, a Meta construísse um mecanismo de recomendação separado para adolescentes. Até agora, não parece haver nenhum plano para fazer isso.

Parte do motivo pelo qual os adolescentes veem esse tipo de conteúdo se deve à forma como o algoritmo funciona. O conteúdo é recomendado aos usuários com base no tipo de conteúdo que eles mais veem e permanecem por mais tempo.