Unidade externa vale a pena? Veja 5 motivos para comprar HD ou SSD

Comprar uma unidade externa para seu PC, como um HD ou SSD, pode ajudar muito no desempenho do dispositivo. Confira alguns bons motivos!
Por Camila Oliveira, editado por Bruno Ignacio de Lima 24/06/2024 08h12
HD-externo-2-1920x1080.png
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Se o seu computador não está com um bom desempenho, aumentar o espaço de armazenamento pode ajudar a melhorar o funcionamento do dispositivo. Para isso, é recomendável adquirir uma unidade externa, como um HD ou um SSD.

As duas tecnologias, apesar de funcionarem de formas diferentes, servem para o mesmo propósito: eles proporcionam um upgrade no computador, oferecendo mais espaço para o usuário armazenar os dados, consequentemente melhorando seu desempenho.

Leia mais:

Os discos rígidos (HD) são feitos de partes móveis e mecânicas, enquanto os SSDs (Solid State Drives) funcionam com componentes eletrônicos, fazendo com que eles sejam menores e precisem de menos energia. Os HDs também costumam ser mais frágeis, já que suas partes móveis podem sair do lugar, danificando o drive permanentemente.

Cada tecnologia tem seus lados positivos e negativos, porém, independente de qual for a escolha, adquirir uma unidade externa é bastante vantajoso. Confira alguns motivos para comprar a sua!

5 motivos para comprar HD ou SSD

Armazenamento em oferta
(Montagem: Olhar Digital)

1 – Melhora no espaço de armazenamento

Quanto mais ocupado estiver o espaço em disco do seu computador ou notebook, mais tempo levará para buscar e executar arquivos. Porém, esse não é o único problema que pode ser causado pela falta de espaço: a performance geral do computador é comprometida, por conta da quantidade de dados espalhados quando se usa um HD convencional.

As diversas instalações e desinstalações dos programas, jogos e demais arquivos podem criar espaços reutilizáveis, onde novos arquivos se fragmentam, deixando-os cada vez mais espalhadods pelo disco. Com isso, o computador precisa procurar os dados fragmentados ao longo da unidade de armazenamento, apenas para executar uma tarefa. Apostar em um HD externo ou SSD pode ajudar a impedir que isso aconteça.

2 – Armazenamento flexível

Tanto com o HD, quanto com o SSD, é possível ter um armazenamento flexível, que te acompanha por onde você vai, principalmente porque o HD externo é como um acessório para o computador, e o SSD pode ser usado como unidade flash se você tiver um compartimento hot swap ou uma estação.

Além disso, os SSDs estão disponíveis em muitos fatores de forma, e alguns deles podem ser diretamente conectados à placa-mãe do sistema, como o mSATA. Sendo assim, o disco atua como uma unidade de cache, ou pode trabalhar junto com o seu disco rígido. E para finalizar, é possível usar o SSD como um pendrive gigante, bastando se conectar à porta e usar.

SSD e micro SD em oferta
(Montagem: Olhar Digital)

3 – Backup dos arquivos

Seja para garantir que um grande projeto não se perca, ou para guardar arquivos importantes da vida pessoal, fazer um backup é sempre a melhor forma de evitar perdas em casos de eventuais problemas com o computador.

Com um HD externo ou um SSD, é possível manter cópias dos arquivos importantes a salvo, em caso de problema ou defeito no computador. Ainda que o dispositivo não apresente defeito, às vezes pode acontecer dos arquivos serem corrompidos por alguma falha, fazendo com que seja necessário ter uma cópia de segurança.

4 – Muito espaço e muita velocidade

Com o avanço da tecnologia, a capacidade de armazenamento dos HDs e dos SSDs só tem aumentando, sendo possível encontrá-los em diversos tamanhos e formatos. O espaço de armazenamento de um HD no mercado pode ter, por exemplo, 18 TB, enquanto para o SSD, foi anunciado um modelo com 256 TB em 2023.

Isso garante não só uma grande possibilidade de armazenar dados e arquivos, mas também amplia a velocidade nas taxas de transferência, o que melhora ainda mais o desempenho do computador.

5 – Versatilidade

Uma unidade externa não serve apenas para armazenar dados no computador. Se você tem um videogame, seja ele um Xbox ou PlayStation, e ele estiver repleto de jogos na biblioteca, certamente terá que deletar um game para poder jogar outro. Mas isso não acontece caso você tenha um SSD ou um HD Externo, pois há modelos que são compatíveis com consoles, permitindo executar jogos diretamente na unidade.

Também é possível armazenar filmes, em alta resolução, e assisti-los diretamente em sua SmarTV, sem ter que se limitar com a tela do monitor de seu computador ou notebook. Você pode guardar filmes em alta resolução e aproveitar todo seu potencial em uma tela grande e um bom som, por exemplo.

Camila Oliveira
Colaboração para o Olhar Digital

Camila Oliveira é jornalista desde 2012. Curiosa e inquieta, já passou por diversas editorias e também trabalhou em outras áreas. Hoje é colaboradora do Olhar Digital e escreve sobre o que mais gosta.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.