(Imagem: Huawei e Olhar Digital)
Quando o assunto é celulares, iOS e Android estão entre os termos mais comuns. Mas o glossário ganhou outro termo recentemente: HarmonyOS NEXT, sistema operacional da Huawei “construído do zero”. A empresa lançou o sistema na HDC 2024, conferência da marca voltada para desenvolvedores.
Com o novo sistema operacional, a Huawei abandona de vez o Android. E Linux também, aliás. A marca desenvolveu o sistema numa arquitetura independente, baseada no kernel (núcleo) e sistema Hongmeng da empresa. Pelo demonstrado no evento, o Harmony OS NEXT rodará em celulares, smartwatches, tablets e até carros.
Leia mais:
Agora, a Huawei busca testadores para o HarmonyOS NEXT. Além disso, anunciou que busca desenvolvedores para criar aplicativos para o novo sistema operacional. A versão estável do HarmonyOS está prevista para chegar ao mercado junto à linha Huawei Mate 70, no quarto trimestre de 2024.
Este novo sistema operacional foi totalmente construído do zero, diz a Huawei. A empresa também afirma que essa arquitetura do sistema oferece uma melhoria de 30% no desempenho geral dos dispositivos e uma redução de 20% no consumo de energia.
O HarmonyOS NEXT também suporta continuidade entre aplicativos e dispositivos. Traduzindo: o usuário pode iniciar uma chamada de vídeo num dispositivo e continuar em outro, por exemplo. É o mesmo princípio de fluidez explorado no ecossistema da Apple.
Importante: o novo sistema operacional da Huawei chegará primeiro ao mercado chinês. A Huawei planeja oferecer o HarmonyOS NEXT globalmente. Mas, até o momento, não se sabe quando.
A Huawei também mencionou inteligência artificial (IA) em sua apresentação, claro. Seguindo o raciocínio da Apple, a empresa chamou a tecnologia de “Harmony Intelligence”.
A IA oferece diversos recursos no HarmonyOS NEXT. Entre eles, estão:
Esta post foi modificado pela última vez em 25 de junho de 2024 20:55