Bate-papo com famosos? Google deve lançar chatbots baseados em celebridades

Big tech estaria apostando em tecnologia de personagens de IA vista em plataformas da Meta e no Character.AI
Por Ana Julia Pilato, editado por Bruno Capozzi 25/06/2024 12h39
google_logo-1920x1080
Imagem: Aerial Film Studio/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google está desenvolvendo chatbots de IA baseados em celebridades e influenciadores notórios do YouTube. Conforme reportado pelo The Information na segunda-feira (24), a empresa já começou as negociações com algumas personalidades, e deve usar os grandes modelos de linguagem (LLMs) do Gemini.

Entenda:

  • O Google está desenvolvendo chatbots de IA baseados em celebridades e influenciadores do YouTube;
  • A empresa também deve lançar um recurso para que usuários criem seus próprios bots com base em uma descrição de personalidade e aparência – como no Character.AI;
  • As negociações com personalidades já estão em andamento, mas ainda não sabemos quais os nomes abordados pela big tech;
  • Em 2023, a Meta lançou uma tecnologia semelhante com personalidades como Snoop Dogg, Tom Brady e Charli D’Amelio;
  • A expectativa é de que os novos chatbots sejam lançados até o fim deste ano, com a possibilidade de que só sejam vistos no Google Labs – para produtos experimentais da empresa;
  • A novidade foi divulgada pelo The Information.
Pessoa usando celular com logomarca do Gemini atrás
Novos chatbots devem usar mesmos LLMs do Gemini. (Imagem: rafares/Shutterstock)

De acordo com a reportagem, a big tech também estaria trabalhando em um novo recurso para permitir que os usuários criem seus próprios chatbots com base em uma descrição de personalidade e aparência – como já é oferecido pelo Character.AI, fundado por Noam Shazeer e Daniel De Freitas, ex-funcionários do Google.  

Leia mais:

Quando o Google vai lançar os chatbots de celebridades?

Ainda não sabemos quais celebridades e influencers estão sendo abordados pela empresa. Vale lembrar que a Meta já lançou, no ano passado, uma tecnologia semelhante em parceria com personalidades como o rapper Snoop Dogg, o ex-jogador de futebol americano Tom Brady e a estrela do TikTok Charli D’Amelio. Já no caso do Character.AI, podemos interagir com filósofos, políticos, personagens fictícios e até objetos.

Character AI
Personalidades de IA também foram lançadas pela Meta e pelo Character.AI. (Imagem: Ascannio/Shutterstock)

Os motivos por trás da estratégia do Google também permanecem um mistério, já que tecnologias do tipo não costumam ser exatamente um grande sucesso. O chatbot de Snoop Dogg da Meta, por exemplo, conta com apenas 14,6 mil seguidores no Instagram atualmente.

O projeto do Google está sendo conduzido por Ryan Germick, do Google Doodles, e um time com mais dez pessoas. A expectativa é de que os chatbots sejam lançados ainda este ano, com a possibilidade de que só sejam vistos no Google Labs, voltado aos produtos experimentais da empresa.

Ana Julia Pilato
Colaboração para o Olhar Digital

Ana Julia Pilato é formada em Jornalismo pela Universidade São Judas (USJT). Já trabalhou como copywriter e social media. Tem dois gatos e adora filmes, séries, ciência e crochê.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.