Fala AI: a OpenAI perdeu a coroa das IAs?

Claude 3.5 Sonnet: será que com essa IA, a Anthropic conseguiu desbancar a OpenAI e o famoso ChatGPT? Confira!
Por Júlia Dal Rovere, editado por Bruno Capozzi 25/06/2024 21h03
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Anthropic introduziu seu mais recente modelo de inteligência artificial (IA), o Claude 3.5 Sonnet, alegando que ele supera os líderes GPT-4o, da OpenAI, e Gemini, do Google, em várias tarefas. 

O Claude 3.5 Sonnet chega posicionado como a opção intermediária na linha de modelos de IA da Anthropic, que inclui o Haiku como modelo de entrada e o Opus como modelo de alto desempenho.

Mas será que a Anthropic realmente superou a OpenAI? Assunto para Roberto Pena Spinelli, que é físico pela USP, com especialidade em Machine Learning por Stanford e pesquisador na área de Inteligência Artificial.

A OpenAI perdeu a coroa. A Anthropic, que é uma concorrente da OpenAI, uma empresa que também lança produtos de inteligência artificial, lançou o Claude 3.5 Sonnet e esse modelo venceu, foi melhor, destronou o GPT-4o que era o modelo mais avançado em todos os testes, todos os benchmarks. 
Roberto Pena Spinelli

A coluna Fala AI é exibida toda terça-feira durante o Olhar Digital News. Acompanhe! 

Júlia Dal Rovere
Redator(a)

Júlia Dal Rovere é estudante de jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e redatora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.