O primeiro ônibus 100% elétrico da Scania será produzido no Brasil. O modelo, chamado K 230E B4x2LB, faz parte dos investimentos da empresa em energia limpa. A previsão é que sejam produzidas 50 unidades e que as entregas sejam feitas a partir de 2025.

Leia mais

Vídeo relacionado

Modelo já é produzido na Polônia (Imagem: divulgação/Scania)

Ônibus elétrico será produzido em São Bernardo do Campo

  • O anúncio foi realizado nesta semana após encontro do Ministro da Indústria e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, com o presidente e CEO da Operação Industrial da Scania, Christopher Podgorski.
  • Parte dos recursos investidos no Brasil será direcionada para a produção do ônibus na fábrica da empresa no país a partir de março de 2025.
  • No total, serão investidos R$ 60 milhões para que a planta de São Bernardo do Campo, na região do ABC paulista, possa fabricar os chassis para os ônibus elétricos.

Capacidade para até 80 passageiros

O modelo que será oferecido no mercado brasileiro é o mesmo produzido pela Scania na Polônia. O ônibus elétrico tem 12 metros de comprimento e capacidade para até 80 passageiros.

Segundo a empresa, ele será equipado com até 5 pacotes de baterias de lítio-níquel-manganês-cobalto (NMC). Importadas da Suécia, as baterias modulares oferecem pacotes de 104 kWh e podem ser instaladas no teto e na parte de trás dos ônibus.

publicidade

Ainda de acordo com a Scania, as baterias produzidas pela parceira Northvolt oferecem autonomia de 250 km a 300 km. A companhia informou ainda que o sistema de recarga é de 130 kW, e que o tempo necessário para recuperar a carga total das baterias varia entre 2h30 e 2h e 50 minutos.