Imagem: shutterstock/Golden Shrimp
Se o mercado da Inteligência Artificial fosse uma corrida, poderíamos dizer que a Microsoft estaria brigando pela liderança. O Google também está na disputa, assim como a IBM (que tem o maior número de patentes registradas dentro desse universo).
A OpenAI, que tem parceria com a empresa de Bill Gates, vem forte e conta com o corredor mais famoso, que atende pelo nome de ChatGPT. Coloque no páreo ainda a Apple, a Anthropic, a Meta e outras grandes empresas de tecnologia.
E a Amazon, você pode estar se perguntando? A gigante do e-commerce nos Estados Unidos e uma das maiores do mundo em serviços de computação em nuvem até investe no setor de IA, mas, até agora, não mostrou de fato a que veio.
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Essa realidade pode mudar nos próximos meses. Pelo menos é isso que indica uma reportagem do Business Insider. De acordo com o site americano, a companhia fundada por Jeff Bezos estaria trabalhando de forma secreta em um chatbot para concorrer diretamente com o ChatGPT.
O codinome desse projeto seria Metis, em referência a uma deusa grega. Ele beberia da fonte de dois modelos internos de IA desenvolvidos pela big tech: o Olympus e o Titan, dois nomes também inspirados na mitologia.
O lançamento da Metis estaria programado para setembro deste ano.
Além desse novo chatbot, a Amazon estaria cogitando implementar algumas mudanças na Alexa.
Vamos dizer que a assistente virtual da Amazon seja um sucesso meio amargo. Ela é conhecida, isso é inegável. A Alexa, por outro lado, nunca foi lucrativa para a empresa. E perdeu relevância com o passar dos anos.
Ter uma Inteligência Artificial poderosa e utilizá-la na Alexa estaria entre os planos da Amazon.
Como informamos aqui no Olhar Digital, a big tech está cogitando até uma versão paga e mais útil da assistente.
A “Classic Alexa”, como é conhecida atualmente, é gratuita e deve continuar assim mesmo com IA generativa simples. Já uma versão mais poderosa da IA, capaz de tarefas mais complexas, pode custar entre US$ 5 (cerca de R$ 27) e US$ 10 (cerca de R$ 54) mensais;
A versão paga (a “Remarkable Alexa”) poderia, por exemplo, redigir e-mails, enviá-los e fazer pedidos em aplicativos de entregas a partir de um único comando.
Novas informações devem sair nas próximas semanas. Fato é que a Amazon parece estar se mexendo bastante. E, se entrar na corrida, ela deve se colocar entre os competidores mais fortes.
As informações são do Business Insider.
Esta post foi modificado pela última vez em 26 de junho de 2024 18:29