A Distance Technologies, startup de realidade estendida (XR) – que abrange diversas tecnologias imersivas – apresentou um protótipo para transformar para-brisas de carros em telas de realidade aumentada. A apresentação aconteceu durante a Augmented World Expo, realizada na Califórnia na semana passada.

Entenda:

Vídeo relacionado

  • A startup Distance Technologies apresentou um protótipo que transforma para-brisas de carros em telas de realidade aumentada;
  • Durante a Augmented World Expo, na Califórnia, a empresa exibiu um painel de LCD projetando imagens transparentes em um para-brisa com revestimento reflexivo;
  • A tecnologia é semelhante a alguns HUDs existentes, mas com uma tela mais espaçosa;
  • O protótipo enfrenta desafios como alto custo, brilho limitado e problemas de rastreamento ocular;
  • Eventualmente, a empresa pode focar em mercados especializados – como os de veículos militares ou aviões
  • A apresentação foi divulgada pelo The Verge.
Para-brisa foi transformado em tela de realidade aumentada. (Imagem: Adi Robertson/The Verge)

Conforme descrito pelo The Verge, a empresa exibiu um painel de LCD projetando imagens transparentes em um para-brisa com revestimento reflexivo – semelhante a alguns HUDs (Head Up Display) existentes, mas com uma tela mais espaçosa que pode ser controlada por voz ou gestos de mão.

Leia mais:

publicidade

Realidade aumentada pode ser aplicada em aviões e veículo militares

Entre os desafios apontados na reportagem, destacam-se os altos custos do protótipo, brilho limitado – a tela conta com 100 nits de brilho, muito abaixo dos 10 mil necessários para visibilidade externa – e problemas de rastreamento ocular – o dispositivo ocasionalmente perde o controle e acaba distorcendo as imagens.

Volvo com head-up display gigante no para-brisas
Protótipo funciona de modo semelhante aos HUDs de fabricantes como Volvo e Mercedes-Benz. (Imagem: Volvo/Divulgação)

Além disso, a Distance Technologies também pretende substituir o atual hardware de barreiras de paralaxe, utilizado para a visualização das imagens sem a necessidade de óculos. Sem dar grandes detalhes, os representantes da empresa revelaram estar investindo em óptica definida por software.

publicidade

No momento, a empresa busca estabelecer parcerias com alguns fabricantes de automóveis, podendo, eventualmente, focar em mercados especializados – como os de veículos militares ou aviões.