A vida na Terra está em perigo. Diversos alertas já foram emitidos apontando que estamos perto da sexta extinção em massa da história. Neste cenário, é preciso agir urgentemente. Um grupo de pesquisadores propõe uma solução inédita para proteger a biodiversidade do nosso planeta.

Pesquisadores apresentam proposta para salvar o planeta (Imagem: cybrain/Shutterstock)

É preciso proteger os chamados Imperativos de Conservação

• De acordo com uma equipe ligada à à ONG norte-americana Resolve, seria possível reverter o quadro através de ações de preservação de uma área equivalente a 1,2% da superfície do planeta.
  • De acordo com o trabalho, a iniciativa teria custo e um cronograma realistas.
  • Ao todo, são 16.825 locais chamados de Imperativos de Conservação, que abrigam espécies raras ou em risco de extinção, em 164 milhões de hectares de terreno.
  • O estudo foi publicado na revista Frontiers in Science.
Várias espécies correm o risco de extinção em função das mudanças climáticas (Imagem: Ravindra Singh Kwatra/Shutterstock)

Custo para salvar a vida no planeta

Os pesquisadores destacam que 38% destes locais são anexos a áreas de conservação ambiental existentes, ou ficam a menos de 2,5 quilômetros delas. Isso poderia reduzir os custos da iniciativa, estimada em US$ 169 bilhões (mais de R$ 820 bilhões).

Para desenvolver a proposta apresentada, a equipe mapeou “distribuições de espécies raras e ameaçadas por meio de seis avaliações de biodiversidade amplamente utilizadas”. Esses locais foram sobrepostos com o mapa mais recente ou áreas protegidas globais para identificar locais desprotegidos que precisam de proteção imediata.

As áreas selecionadas passaram, então, por uma análise fraccionada da cobertura do solo. Imagens de satélite foram utilizadas para identificar o habitat remanescente disponível para mamíferos, plantas raras e anfíbios.

A maioria dos Imperativos de Conservação estão concentrados em áreas tropicais, e se restringem a cinco países principais: Filipinas, Brasil, Indonésia, Madagascar e Colômbia. Para proteger todos os locais, seriam necessários US$ 53 bilhões (quase R$ 300 bilhões) por ano durante os próximos cinco anos. Isso representa menos de 0,2% do PIB dos Estados Unidos, por exemplo.

Ainda de acordo com os pesquisadores, preservar essas áreas faz parte de uma estratégia maior para proteger o planeta. Isso porque as regiões são fundamentais para reduzir os gases de efeito estufa na atmosfera.