O Brasil contabiliza 480 milhões de aparelhos eletrônicos ativos, tanto para uso corporativo como para utilização pessoal. Os dados fazem parte da 35ª edição da Pesquisa Anual do FGVcia sobre o Mercado Brasileiro de TI e Uso nas Empresas. O levantamento contabiliza computadores, tablets e smartphones

Leia mais

publicidade
celulares
Smartphones são os queridinhos dos brasileiros (Imagem: shutterstock/bodnar.photo)

Domínio dos smartphones

  • De acordo com a publicação, o Brasil conta com 2,2 dispositivos digitais por habitante.
  • Os mais comuns são os smartphones.
  • No total, são 258 milhões de dispositivos, uma média de 1,2 por habitante.
  • Em termos comparativos, a cada televisão vendida, três celulares são comercializados no país.
  • Mais informações sobre a pesquisada podem ser conferidas clicando aqui.
Computadores tem sido substituídos por smartphones (Imagem: Sebastian Bednarek/Unsplash)

Computadores perderam espaço

A mais nova edição da Pesquisa Anual do FGVcia sobre o Mercado Brasileiro de TI e Uso nas Empresas ainda aponta que, ao somar notebooks e tablets, ou seja, gadgets móveis, são 384 milhões dispositivos no país. O número representa uma média de 1,8 por pessoa.

No entanto, quando o assunto são computadores, grupo composto por desktops, notebooks e tablets, existem 222 milhões aparelhos em uso entre os brasileiros, uma média de um por pessoa.

publicidade

O levantamento revela que, diferente dos smartphones, esta categoria tem registrado queda nas vendas. Em 2023, esta redução foi de 3%, com 12 milhões de unidades a menos. A expectativa é que as compras de notebooks cresçam em 2024, mas o total deve se manter estável.

Segundo a pesquisa, o resultado comprova o domínio dos smartphones na vida dos brasileiros. Isso acontece, em parte, em função dos dispositivos serem cada vez mais tecnológicos e permitirem a realização de funções que antes eram mais fáceis de ser executadas em computadores, por exemplo.